Designers falam sobre projeto Cores do Brasil em palestra na Abit

07/07/2014

Nesta quinta-feira (3), a dupla de designers Basso&Brooke, responsável pela exposição “Cores do Brasil”, aberta na OCA do Parque do Ibirapuera, esteve na sede da Abit para contar os bastidores do projeto. O bate-papo teve ainda a presença da editora de moda da revista Elle, Chantal Sordi, que abriu a conversa destacando a importância da estamparia digital no Brasil: “é uma característica muito forte da nossa roupa”.

O inglês Christopher Brooke explicou que um dos objetivos do projeto é mostrar a estampa sob uma visão ampla. “Mais do que moda, traduzimos estilo de vida e a exposição é uma forma de provar que a estamparia digital pode ser feita em todas as superfícies. Uma das nossas missões é buscar aplicações onde ainda ninguém pensou”, comentou e ainda explicou que, para isso, o estúdio possui uma área de pesquisa e desenvolvimento. Quem for à OCA poderá conferir estampas em azulejos, madeira, ladrilho, tecido, couro e acetado, entre outros materiais.

Já o brasileiro Bruno Basso destacou a questão social do projeto, que envolveu 64 jovens entre 14 a 26 anos de comunidades carentes de Belém, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo responsáveis por gerar um banco de mais 12 mil fotos. “Tivemos o cuidado de não ver esses meninos como vítimas, mas como detentores de um grande potencial inexplorado, são um grupo de colaboradores com muito interesse. Foi uma satisfação vê-los produzindo imagens tão lindas”, detalhou.

A exposição Cores do Brasil é apoiada pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pelaAbit em parceria com a Apex-Brasil) e fica em cartaz em São Paulo até o dia 2 de agosto. A entrada é franca.

abit, Apex-Brasil, basso&brooke, texbrasil