Acesso a Mercados: Disputa Comercial EUA x China
Exportações brasileiras de acessórios têxteis e tecidos de malha aos Estados Unidos têm potencial de incremento de US$ 4,8 milhões, caso o Brasil aumente sua participação em 3 pontos percentuais
O quê?
Em 1 de fevereiro de 2025, os Estados Unidos, conforme comunicado oficial, anunciaram a implementação de uma tarifa adicional de 10% sobre todas as importações provenientes da China. A medida entrou em vigor em 4 de fevereiro e é parte de uma série de intervenções tarifárias da Administração Trump nas relações comerciais dos Estados Unidos com outros países. Sobretaxas a México e Canadá também haviam sido anunciadas, mas ainda não entraram em vigor. Tendo em vista esse cenário de tensões e incertezas comerciais, podem surgir possibilidades temporárias de aumento de fornecimento de acessórios têxteis e tecidos de malha brasileiros aos Estados Unidos.
Análise de Mercado
A metodologia da ApexBrasil identificou dois produtos (SH6) com potencial de expansão nos EUA, tecidos de malha e meias-calças, decorrentes das sobretaxas à China. As importações dos EUA, para esses produtos, totalizaram cerca de US$ 158,2 milhões em 2024. Nesse contexto, as empresas brasileiras têm a possibilidade de ampliar o fornecimento de produtos para o mercado estadunidense e, com isso, evitar eventuais desabastecimentos ou disparadas de preços. Os produtos identificados podem ser analisados conforme tabela abaixo:
Importações de tecidos de malha e meias-calças dos EUA em 2024
Conforme o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, produtos classificados como “Recuperação” são aqueles que o Brasil já exporta para o país, com participação expressiva (acima de 1%), mas o ritmo de suas exportações não acompanha o ritmo das exportações dos concorrentes no mercado de destino. Nesse contexto, os exportadores brasileiros estão perdendo espaço no mercado para seus concorrentes.
Já as oportunidades de “Consolidação” destacam produtos que o Brasil já exporta para o país, mas sua participação não é alta. Ademais, as exportações brasileiras no mínimo acompanham, ou até superam, o ritmo do crescimento das exportações dos concorrentes para o país. O atual contexto de sobretaxas aos produtos chineses pode contribuir para a reversão da perda de espaço dos produtos brasileiros analisados no mercado dos EUA e/ou indicar um cenário favorável para a expansão da presença no mercado.
Contexto Tarifário e Cenários Futuros
Contexto tarifário enfrentado pelo Brasil e pela China nos EUA
É importante ressaltar que tanto Brasil quanto China não possuem acordo de livre comércio ou acordo preferencial com os EUA. Por essa razão, em circunstâncias normais, ambos os países se deparam com o mesmo nível tarifário ao exportar para os EUA (tarifas aplicadas sob a condição de “Nação-Mais-Favorecida (NMF)”). Devido às sobretaxas aos produtos chineses, os produtos brasileiros podem tornar-se mais competitivos no mercado estadunidense. Veja o comparativo abaixo:
Comparativo de tarifas aplicadas pelos EUA – fev./2025
Potencial de aumento de participação do Brasil
Com o aumento das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos à China, o Brasil poderia figurar como um fornecedor alternativo para o mercado estadunidense. Como ilustração, cada 3p.p. (ponto percentual) do market share nos EUA supridos por exportações brasileiras, nos SH6 selecionados, podem representar cerca de US$ 4,8 milhões em novas exportações.
Exportações do Brasil para os EUA e potencial de aumento das exportações
Metodologia
A metodologia utilizada pela ApexBrasil envolveu variáveis como:
- Participação de mercado dos países em análise;
- Volume de exportações brasileiras;
- Posição de mercado dos países; e
- Existência de déficit comercial dos EUA nos produtos analisados (importações superiores a exportações).
Caso julgue necessário, a ApexBrasil pode auxiliar no levantamento de informações adicionais para o respectivo encaminhamento, por meio do e-mail apexbrasil@apexbrasil.com.br.