Dragão Fashion impressiona a imprensa internacional em sua 20ª edição
Entre os dias 15 e 18 de maio, um grupo com três jornalistas internacionais conferiu, a convite do Texbrasil Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) —, a vigésima edição do Dragão Fashion, em Fortaleza, capital do Ceará. A moda autoral brasileira apresentada durante o extenso line-up do evento – neste ano somaram-se 35 desfiles – foi parte da agenda da imprensa internacional, que também conheceu empresas, fábricas e lojas de marcas do Programa, como a Vicunha, Cholet, Delfa e Bikiny Society.
No grupo, Ariadne Grant, colunista de moda do El Heraldo de México, Pilar Luna, do site colombiano Código Malva, e Paula Labonia, da editoria de moda do portal argentino Infobae.
Para as jornalistas, o evento é uma vitrine muito interessante. “A proposta de trazer novos talentos à passarela é realmente muito boa. Mas acho que o fator que torna o Dragão único é o de os desfiles serem de fácil acesso ao público. É realmente muito admirável o trabalho da organização em produzir há 20 anos uma festa democrática como essa”, conta Pilar Luna.
Neste ano, o evento comemorou seus 20 anos com desfiles de nomes que marcaram a sua história, como a moda festa sóbria de Ronaldo Silvestre e o sempre divertido Lindenbergue Fernandes, trazendo à passarela uma brincadeira com o a noção do chique e do cafona em uma volta ao Brasil dos anos 80. Já Silvânia de Deus, estilista que desfilou na primeira edição do Dragão, fechou o último dia com 30 looks de alfaiataria em tecidos naturais e bordados de Maranguape.
Ainda no line-up, os desfiles dos alunos de universidades do Brasil todo, que competiram no já tradicional Concurso de Novos. Estreantes também impressionaram, como a moda praia carioca da marca Marju, que apresentou sua coleção no dia 17 em um desfile lindo à beira da praia de Iracema, e o estilista Vitor Cunha, lançado no evento com uma coleção cheia de amarrações de macramê junto à looks de linho com as cores do pôr do sol.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Dragao Fashion, press trip