DRAGÃO FASHION IMPRESSIONA MÍDIA INTERNACIONAL CONVIDADA PELO TEXBRASIL
Entre os dias 9 e 12 de maio, Fortaleza sediou o festival multicultural Dragão Fashion. A convite do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – quatro jornalistas internacionais realizaram uma cobertura criativa e diversa do evento de moda, música e economia criativa.
O grupo foi formado por Anna Ross (Reino Unido), do portal de tendências WGSN; Gustavo Di Mario (Argentina), dos veículos Vogue Itália e L’Officiel Argentina; Natalia Jinchuk (Uruguai), do site de moda Mirada Couture; e Carolina Guimarães (Portugal), do Portal de Moda e da revista Jornal Têxtil.
Para Anna, um dos grandes trunfos do evento é a personalidade e forte line up, recheado de desfiles autorais de designers de todo o país. “É a segunda vez que venho fazer a cobertura do Dragão Fashion e a cada ano me surpreendo mais com a maneira como o festival consegue imprimir a marca brasileira em todos os seus aspectos de maneira inovadora. Os designers são únicos e há sempre um toque regional em suas criações”, conta. A inglesa foi, inclusive, jurada do Concurso dos Novos, competição de talentos do evento, que teve na passarela desfiles de alunos de prestigiadas instituições de ensino do País. Os alunos do Senac Sergipe foram os grandes vencedores.
Diversidade
O tema deste ano foi a diversidade, fonte direta de inspiração para o desfile de um dos nomes fortes da programação: Lindebergue Fernandes. Presença constante no line up, o estilista entregou uma verdadeira festa com sua coleção “Amor Próprio”, que não falava de roupas, mas de pessoas. Na passarela modelos transexuais, drag queens, homens baixos e mulheres obesas.
A mídia internacional ficou impressionada com o desfile do cearense. Natalia Jinchuk, do site de moda uruguaio Mirada Couture, comentou que é raro ver desfiles como o de Lindebergue no circuito da moda mundial. Outro nome que chamou a atenção dos jornalistas, inclusive do argentino Gustavo Dimario – que fotografou a grande maioria dos back stages dos desfiles –, foi o da marca de moda praia Bikiny Society. “Moda praia é definitivamente um ponto forte do Brasil e a marca fez um trabalho muito bonito com o desfile”, explica.
Fora das passarelas, a cobertura continuou. Por o Dragão Fashion ser um festival aberto ao público com shows como o de Karol Conka e Iza, os looks das pessoas que conferiram os shows, desfiles e palestras também viraram pauta: “Fiquei impressionada com a personalidade das pessoas de Fortaleza. A moda brasileira definitivamente atende a todos os gostos. Por isso fizemos uma cobertura de street style para o site que ficou fantástica”, conta Natalia.
Além do Dragão
Os jornalistas também visitaram empresas do Texbrasil, como a planta da fabricante de bojos para moda íntima Delfa. A experiência rica mostrou à mídia internacional a tecnologia e inovação brasileiras na produção de insumos para a indústria. Carolina se surpreendeu com a experiência: “muito bom entrar em contato com esse lado da indústria brasileira. Eles estão desenvolvendo produtos modernos e com valor agregado, isso é bem impressionante”.
A mídia também conferiu ainda a sustentabilidade da produtora de denim Vicunha, as coleções das marcas de vestuário Cholet e Penna, entre outras.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de mais de 15 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Apex-Brasil, Dragão