Empresários brasileiros do ramo têxtil chegam a Portland
A cidade de Portland, no estado americano do Oregon, é palco da Missão Texbrasil de Inovação nos EUA, que começou no dia 03 de Novembro com a participação de 11 executivos de diversas empresas brasileiras do segmento têxtil, que viajaram até a ‘Cidade das Rosas’ em busca de insights, tendências, inovações e modelos de gestão inspiradores, pautados na sustentabilidade e que possam servir de referência para o aprimoramento de seus ambientes de negócios.
Representantes da Santista, Cedro, Têxtil Farbe, Audaces, Moovexx, Dellas Lingerie, Bia Brazil e Rhodia constituem o grupo que participará de uma intensa agenda de palestras, encontros e reuniões ao longo desta semana, em Portland, e na próxima, em São Francisco. Os executivos serão recebidos pelos principais porta-vozes do planejamento e desenvolvimento econômico da região de Portland e visitarão os escritórios e lojas das marcas de vestuário mais inovadoras instaladas nas duas cidades.
Transparência foi a palavra-chave que marcou o início das atividades da Missão Texbrasil na cidade norte-americana, que, com aproximadamente 600 mil habitantes, vem passando por uma importante e intensa transformação nos últimos 40 anos, tornando-se referência mundial em inovação e sustentabilidade. Trata-se de uma cidade que conseguiu se reinventar de uma economia focada somente na produção florestal e agricultura para um cenário vibrante de empreendedorismo e transformação urbana e social.
O primeiro contato com a ‘Cidade das Rosas’ impressionou os participantes, que se depararam com um modelo de gestão sinérgico absolutamente voltado ao respeito às individualidades e necessidades dos cidadãos, contando ainda com a participação ativa de seus moradores e empreendedores em suas tomadas de decisões. Tood Borkowits, da First Stop Portland, e Nancy Hales, Diretora da Portland State University foram os anfitriões da missão e deram as boas vindas à delegação.
Para apresentar o contexto histórico dessa transformação, Carlota Colette, conselheira do Metro Council (Conselho Metropolitano da Cidade), realizou palestra no início da manhã e listou o que os empresários do setor têxtil devem observar atentamente em Portland. “Nós temos uma comunidade de design de moda muito criativa e nacionalmente reconhecida, não apenas na área de sportswear, como também nos segmentos de confecções feitas à mão (handmade) e que utilizam matérias primas recicladas. As empresas podem aprender muito com a Nike, Columbia e Keen Footwear, que possuem clusters interessantes e altamente inovadores”, disse Carlota.
Portland experimenta uma plena ascensão do polo de empresas do setor de vestuário, principalmente o esportivo. Atualmente, mais de 200 empresas do setor têxtil originárias da região formam o segmento, entre elas marcas globais de tradição como a Adidas, Nike e Columbia Sportswear, além de uma safra inovadora de marcas jovens como a Looptworks, Keen e Queen Bee Creations.
Em seguida, Troy Doss, da Secretaria de Planejamento e Sustentabilidade da Cidade de Portland, falou sobre o planejamento de inovações que tornaram o contexto de “cidade habitável” (livable town) em realidade. Ele destacou as principais lições para as empresas tornarem os seus ambientes mais atraentes. “Um dos grandes desafios da cidade é criar um ambiente em que as empresas tenham reduções de custos e que os funcionários tenham melhor qualidade de vida. Os profissionais estão dispostos a receberem salários mais baixos, já que o custo de vida aqui também é menor. Uma vez que atraímos empresas conceituadas para se instalarem na cidade, temos também a oportunidade de receber profissionais muito mais qualificados. As condições são criadas para que todos ganhem”, complementa Troy.
No começo da tarde, o grupo participou de um walking tour na companhia de Robert Hastings, da Trimet, empresa de transporte urbano da cidade que tem como princípio conectar as pessoas com a sua comunidade, ao mesmo tempo em que oferece opções de deslocamento que estimulem os cidadãos a deixarem seus automóveis em casa, reduzindo tráfego, congestionamento e a poluição do ar. “As empresas devem focar na abertura ao diálogo com o entorno de suas instalações, estarem verdadeiramente abertas para ouvirem as pessoas e, principalmente, atentas aos pequenos detalhes, como, por exemplo, intervenções que possam alterar a rotina ou incomodar os habitantes da região ou adaptar o projeto à realidade da comunidade onde a empresa está inserida. Todos as pessoas devem se esforçar para que o ambiente seja amigável e aconchegante, beneficiando empresas, moradores e visitantes desses espaços”, reforçou Hastings.
Para finalizar a agenda, os participantes realizaram um segundo walking tour com as presenças de Bruce Brown e do brasileiro Marcus Lima, arquitetos da GBD Architects, e Dan Bower, representante da Portland Streetcar. Eles apresentaram o contexto de construção e habitação de Portland, onde é constituído de forma inteligente e sustentável para alcançar o pleno aproveitamento do espaço urbano da cidade, equilibrando comércio, moradia e serviços.
Fonte: Regiane Tosatti.