Empresas do Texbrasil participam de evento de start-ups

27/03/2015

Ocorreu nesta quinta-feira (26.10), na sede do Google Brasil em São Paulo, o Pitch.Corporate, evento promovido pela ABStartups(Associação Brasileira de Startups) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo era aproximar start-ups B2B e empresas de três setores da economia brasileira, representadas pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) e Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV).

Por meio de pequenas apresentações sobre a principal atuação de mercado, foi possível entender o caráter inovador de cada start-up. A plateia, que contava com empresas do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira), estava repleta de interessados em soluções criativas voltadas para superar os principais obstáculos do processo de exportação. Agendor, B2Blue.com, CargoBR, Convenia, I2O, Linte, Rock Content, Seed, Simbio e Tracksale foram as start-ups participantes, que tiveram 5 minutos para apresentar seus produtos e/ou serviços e mais cinco minutos para responder perguntas.

Cada uma pertence a diferentes eixos temáticos estabelecidos pela ABStartups e Apex-Brasil: logística (transporte, rastreamento e compartilhamento), gestão (financeira, contratos, jurídico e CRM) e supply chain (resíduos, clube de compras e e-commerce). Na metade do evento, Matheus Fagundes, da 2Rios Lingerie; Romualdo Silva, da Riclan, e Igor Kupstas, da O2 Filmes, discutiram o papel da inovação em cada segmento de mercado. “Somos uma empresa disposta a abrir as portas para novas ideias que possam surgir a cada dia e eventos como esse são importantes para nos atualizarmos”, afirma Matheus.

Representantes de empresas do setor têxtil e de confecção como Santaconstancia, Moovexx, Bia Baby, Sapeka Lingerie, Trendt, Rodhia, Santista e Cataguases, entre outras, ouviram atentamente as soluções e o final da manhã foi marcada pelo intenso networking. Segundo a ABStartups, a cada 10 pitches, 7 reuniões são agendadas e 4 negócios, fechados. “Vamos buscar soluções desenvolvidas por startups que possam, de fato, ajudar na competitividade das empresas exportadoras brasileiras ou contribuir para melhorar o trabalho realizado pelos projetos setoriais na promoção da internacionalização. Este é um projeto piloto, o primeiro feito interprojetos da Apex-Brasil. A partir do resultado dessa experiência vamos avaliar a possibilidade de ampliar os setores atendidos”, conclui a gestora de projetos de tecnologia e games na Apex-Brasil, Flavia Egypto.

 

2RIOS, ABStartups, Apex-Brasil, Bia Baby, Cataguases, Moovexx, Pitch Corporate, Santaconstancia, Sapeka Lingerie