Empresas do Texbrasil participam de workshop de design thinking

10/09/2013
O Núcleo de Inovação e Sustentabilidade do Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit e pela Apex-Brasil), em parceria com a Fundação Vanzolini realizou hoje (10) um workshop de Design Thinking com Reinhold Steinbeck, pesquisador da Universidade de Stanford, e Edgard Charles Stuber, sócio da ECS Inovação Comercial, consultoria de marketing estratégico e gestão de vendas. O palestrante de Stanford é diretor de um programa da instituição que busca criar uma ponte com centros de ensino especialmente do Hemisfério Sul.
Aproximadamente 15 representantes de empresas brasileiras participantes do Programa estiveram reunidos na sede da Abit para entender como utilizar as técnicas de design thinking para resolver problemas. Os palestrantes detalharam os cinco principais passos que estão incluídos nesse processo – enfatizar, definir, idealizar, “prototipar” e testar – e desenvolveram exercícios para que os presentes conseguissem aplicá-los para resolver um problema.Dentro desse contexto, um dos focos principais foi a importância da empatia para entender melhor as dificuldades, incluindo técnicas de entrevistas para obter melhores informações. “Às vezes, achamos que o problema é um, mas quando mergulhamos melhor na ideia percebemos que na verdade, é outro. Por isso, temos que parar para pensar antes de partimos direto para uma solução”, comentou Stuber.

Por fim, ensinaram técnicas de brainstorm com o objetivo de auxiliar a idealização das melhores soluções. “Quando estamos tentando ter ideias, nos vemos travados no meio do processo e precisamos ter procedimentos para sair dessas situações, por meio de outras formas de ver”, explicou Steinbeck.

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