Empresas e consultores desembarcam em Paris para treinamento de moda
O IFM – Institut Français de la Mode –, uma das mais importantes instituições de ensino de moda do mundo, fechou parceria com o Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e receberá empresas brasileiras entre os dias 7 a 10 para um treinamento sobre como desenvolver e adaptar seu mix de produto para o mercado internacional.
3AM, Lança Perfume e a AMMO, holding que representa as marcas Mmartan, Artex e Casa Moysés, são as empresas do Texbrasil que participarão do curso. Durante a programação, destacam-se as palestras sobre moda na China e no Oriente Médio com Christophe Billet, o workshop de moda europeia com Patricia Romatet e visitas a lojas de departamento em Paris. Evilásio Miranda, gerente do núcleo de moda e design do Texbrasil, acredita que a capital francesa é a cidade ideal para sediar ações como esta. “É em Paris que podemos captar o tipo de informação necessária para que marcas brasileiras tenham os melhores resultados comerciais em suas coleções”, afirma.
Além das empresas, três consultores do Texbrasil também participam da capacitação com o objetivo de se prepararem para aplicar os conhecimentos junto às empresas do Programa, que passa a oferecer uma consultoria chamada Cápsula. A ação consiste no atendimento individual e coletivo às empresas, auxiliando-as a planejarem, adaptarem e editarem coleções para mercados-alvo específicos, entendendo os gostos e os comportamentos de consumo locais. Nesses encontros, são abordadas tendências de moda, matérias-primas, comprimentos, famílias de produto, precificação, sazonalidade, entre outros temas, para que as empresas tenham maiores chances de sucesso comercial na participação em eventos internacionais.
Criado em 1986 por profissionais da moda junto ao Ministério da Indústria da França, o IFM possui uma abordagem de ensino que une design e gestão estratégica. Por conta da sua origem, mantém links constantes com os maiores e mais importantes players da indústria – empresas, showrooms, buyers, consultores, etc – podendo transmitir aos seus alunos uma visão mais real do mercado. A sede do instituto localiza-se no Cité de la Mode e du Design, edifício parisiense às margens do Rio Sena que abriga lojas, showrooms, restaurantes e acolhe exposições temporárias.
3AM, AMMO, Artex, Casa Moysés, IFM, Lança Perfume, MMartan, Paris