Estilista Heloisa Faria apresenta coleção desenvolvida a partir de denim biodegradável na 46ª edição do Casa de Criadores
Durante a 46ª edição da Casa de Criadores, principal plataforma de talentos da moda autoral brasileira, a estilista Heloisa Faria apresentou uma coleção com looks desenvolvidos a partir do Amni Soul Eco, o primeiro fio de poliamida biodegradável do mundo.
O lançamento foi uma colaboração entre a Rhodia, responsável pela criação da nova fibra, e a Têxtil Canatiba, empresa participante do Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Os looks assinados por Heloisa Faria foram inspirados nos anos 60, com peças volumosas mescladas com cortes de alfaiataria. A estilista declarou ter ficado surpresa com o toque e caimento do tecido e aprovou o denim de poliamida biodegradável, que agrega características como respirabilidade, conforto térmico, toque interno macio, leveza e rápida absorção de umidade.
“A Canatiba atua com uma linha de produtos sustentáveis, incluindo fibras recicladas, oriundas da madeira de reflorestamento, algodão com selo de origem de procedência (BCI), tingimentos livres de anilina e com o princípio Eco Dye com economia de água, energia e químicos”, explica Ivan Barreto, gerente de marketing da Têxtil Canatiba, que há 40 anos busca desenvolver tecnologias para transformar o mercado de jeanswear.
O tecido foi escolhido por seu caráter inovador e por representar o comprometimento com a moda sustentável. “Nosso consumidor precisa entender que é possível fazer sua parte em prol do meio ambiente também ao escolher uma peça de roupa. Devemos educar o mercado quanto a isso”, conclui Barreto.
Além de aprovado pela estilista, o tecido feito a partir do fio Amni Soul Eco, recebeu grande aceitação do público e da mídia especializada. Para a Canatiba, a parceria com a Rhodia reforça os valores empresa de sempre atuar de forma sustentável, inovadora e responsável, sem deixar de lado a beleza de suas peças.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).