Estúdios de estamparia brasileiros apresentam suas criações durante o Inspiramais
Nos dias 17 e 18 de julho, aconteceu em São Paulo a segunda edição de 2018 do Inspiramais, salão de design e inovação de materiais. Um dos destaques do evento foi o Projeto + Estampa, que exibiu criações de oito estúdios de todo o Brasil. O projeto é uma realização do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) — com a Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) e tem como objetivo fomentar a criatividade dos estúdios de estamparia brasileiros, apresentando aplicações e técnicas aos designers e incentivando a originalidade.
Dentre os estúdios desta edição do + Estampa, sete são participantes do Texbrasil: Oficina Lamparina, Studio Aurum, Estudio Icertain, Estudio Capim, Nomad, Dash Studio e Kati Flores. O último, recém-criado, lançou sua primeira coleção no Inspiramais.
“Foi uma experiência incrível. Além de apresentar pela primeira vez o nosso trabalho ao público e fazer contatos com compradores e empresas, tivemos uma troca muito valiosa com os estúdios mais experientes que também participaram do projeto”, explica Katiuscia Flores, proprietária do Kati Flores, de Nova Hamburgo (SC).
Ela conta que para lançar essa primeira coleção, o estúdio realizou um trabalho de pesquisa extenso: “estudamos muito sobre comportamento do consumidor, além de tendências e aplicações. O resultado são estampas atemporais e inspiradas na cultura local”, finaliza.
Antes de expor no salão, todos os estúdios realizaram uma capacitação, promovida pelo Texbrasil e pela Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), com o consultor Lucius Vilar. No encontro, Lucius valorizou a inovação brasileira, garantindo que o público do evento tivesse acesso a estampas exclusivas e autorais. Os artistas Van Gogh e Jean-Michel Basquiat foram as grandes inspirações desta edição.
“Trabalhamos com uma paleta de cores bem pequena, trazendo um olhar fresco e novo. Exaltamos também os traços manuais, que remetem ao expressionismo e aos artistas de rua”, conta o consultor, que aplicou uma metodologia chamada pirâmide 10%.
Imprensa e compradores
Além do público da feira, jornalistas e compradores internacionais convidados pelo Texbrasil para visitar o evento foram aos estantes do + Estampa. Durante esse encontro, foram realizadas entrevistas aos veículos Moda y Estilo TV (Argentino) e El Nuevo Siglo Bogotá (Colômbia), além de negociações com os compradores Antônio Vital (Portugal), Manuela Terzagui (Argentina) e Mora Becerra (Argentina), representando respectivamente os varejos Vital & Relvas, OSX e Jazmin Chebar.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).