Estudo da Euromonitor aponta mudanças no consumo digital durante a pandemia

29/09/2020

O Euromonitor lançou uma nova pesquisa que aponta as principais mudanças no comportamento dos consumidores digitais durante a pandemia. Segundo o estudo, os principais itens analisados tiveram aumento nas vendas online, incluindo o setor de moda.

Intitulado “A Jornada do consumidor digital”, o estudo do Euromonitor mostra que o setor de confecção teve aumento de 11% nas vendas no começo da pandemia – entre março e abril. A pesquisa, que consultou 40 mil consumidores do mundo, visa traçar um perfil de quem compra online. Além de analisar como esse hábito se transformou após a mudança no cenário mundial.

A pesquisa também aponta que, mesmo com a reabertura de pontos físicos, as pessoas ainda não se sentem seguras o suficiente para frequentá-los, e continuam comprando online.

Esse aumento no consumo digital é impulsionado por Millenials e pela geração Z, mas a pesquisa também aponta que baby boomers estão se digitalizando. A geração de pessoas com mais de 60 anos também mostrou alta na busca online por itens, incluindo de confecção e moda.

Como se destacar no digital

Com o varejo digital em alta, as empresas correram para adaptar sua produção e canais de venda. “As mudanças de canais [digitais] sem precedentes que ocorreram durante a pandemia exigiram alterações significativas e estratégicas para atender às demandas repentinas”, diz o documento.

Agora, porém, a tendência é investir em novas tecnologias. Seja por meio de armazenamento em nuvem, ou ferramentas de inteligência artificial para prever padrões de compras para otimizar o estoque, a tecnologia e digitalização de processos deve ser ampliada nas empresas.

Se você é integrante doo Texbrasil, pode acessar o estudo na íntegra neste link. Ou baixe o estudo diretamente do Euromonitor aqui.

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