Euratex vê confiança para o futuro

09/10/2017

Durante os debates da VI Convenção da Confederação Europeia da Indústria Têxtil e do Vestuário (Euratex), que aconteceu na última semana na cidade de Porto, em Portugal, reunindo os protagonistas da indústria têxtil e de vestuário de toda a Europa, a confiança no setor foi a palavra-chave mesmo com os desafios da globalização.

Segundo Klaus Huneke, atual presidente da Euratex, há um novo paradigma, uma revolução no mercado, que faz com que a relação com o cliente deixe de estar centrada apenas no preço e inclua as dimensões de ética e responsabilidade. A questão da proximidade ganha importância e a retomada da atividade produtiva na Europa passa a ser, não apenas uma opção, mas uma exigência do mercado.

O exemplo disso foi o que aconteceu com o setor têxtil em Portugal – a cadeia teve seu valor elevado ao realocar a indústria, inovar os processos, criar marcas e diversificar através de têxteis técnicos.  O mesmo movimento acontece no restante da Europa e nos Estados Unidos, mas ainda com média dimensão, porém mantendo o foco no comprador e nas questões éticas e ambientais.

Segundo um dos representantes da Euratex, João Peres Guimarães, a mensagem final do encontro é um horizonte de confiança, uma vez que o ambiente é de evolução, há que aproveitar a tendência, investir em inovação e pensar de forma coletiva, sem medo das novidades e dos riscos que estão naturalmente associados.

 

Fonte: Jornal T – Portugal

 

Ver todas as notícias

Inteligencia Competitiva