Euromonitor divulga tendências de varejo pós-pandemia

15/10/2020

Euromonitor divulga pesquisa que aponta como o mercado consumidor vai evoluir após a pandemia do novo coronavírus. Enquanto alguns países mantêm restrições e outros enfrentam uma reabertura gradativa, há um cenário mundial em transformação que, assim como em outros aspectos, irá notar mudanças nos hábitos de consumo.

Baseado nisso, o estudo analisa seis temas que serão afetados pela pandemia: sustentabilidade e propósito, novas experiências de consumo, onde os consumidores comprarão, bem-estar, inovação e novo normal. Confira abaixo as análises feitas pela líder global em pesquisa estratégica de mercado.

Da sustentabilidade ao propósito

Segundo o estudo, a ideia de sustentabilidade relacionada a poluição e reciclagem se transforma em um tema mais amplo. “A ideia de sustentabilidade evoluiu além de preocupações ambientais, para uma abordagem mais holística que visa criar valor social, ambiental e econômico”, aponta o documento.

O setor têxtil e de moda está incluso neste cenário. E, de acordo com o estudo, com mudanças na maneira de produzir. “Empresas de moda devem investir em bens produzidos localmente, e focar em transparência e segurança”.

O consumidor experimental

O fato das pessoas passarem mais tempo em casa abre oportunidades para novas experiências. No setor de moda, isso pode significar criar oportunidades de consumo. Seja ao renovar os canais digitais, criar ferramentas de compra que aproximem os consumidores de uma loja física, ou focar em produtos alinhados com a experiência de ficar em casa.

Onde e como os consumidores compram

Como foi mostrado em outro estudo do Euromonitor, as compras online cresceram no período, e devem permanecer em alta. Nesse caso, a tecnologia é a principal aliadas das empresas, que devem apostar em soluções inovadoras para se destacarem no mercado digital.

Redefinindo “bem-estar”

A saúde mental ganhou destaque nesse período de incertezas, e apostar em soluções que apoiem o bem-estar dos consumidores é essencial. “Conceitos de saúde que aumentam a imunidade e a energia, juntamente com aqueles que sustentam as preocupações relacionadas ao sono, estresse e ansiedade, são os principais beneficiários”, explica o estudo.

Inovação

Buscar novas formas de atender os consumidores é a chave para as empresas. A inovação está alinhada com o desenvolvimento de ações — sejam elas simples ou não — que atendam a nova realidade das pessoas.

Para o setor da moda, além dos temas sugeridos acima, é essencial pensar na experiência que o consumidor terá em casa. Mas a inovação também pode acontecer no modelo de negócios da empresa, desenvolvendo soluções que diminuam custos de produção e envio e agilizem os processos de fabricação.

Novo normal

A pesquisa indica que alguns hábitos — como comprar online e cuidar do bem-estar —, vão permanecer quando a pandemia passar.

“Novas atitudes em relação à distância física, saúde e trabalho remoto criarão oportunidades. As empresas trabalharão para diversificar as cadeias de suprimentos, continuando a investir em tecnologia digital e experiências virtuais para manter o engajamento”, conclui o estudo.

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