Evento marca lançamento de nova fase do Sistema Moda Brasil
Lançado no último Fashion Rio, o Sistema Moda Brasil (SMB), criado pelo Governo Federal, prepara novas medidas para o fortalecimento dos segmentos econômicos ligados ao mercado da moda que estão sendo discutidas em reuniões. Segundo o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira, os representantes dos setores em questão serão chamados, em breve, para “trabalhar” essas medidas. “Ano que vem queremos pisar no acelerador para dar mais competitividade para esses segmentos que representam de 4% a 5% do PIB, mais quase três milhões de empregos diretos no Brasil e que envolve mais de 60 mil empresas”, destacou.
Para ele, é fundamental investir em qualificação profissional e modernização das indústrias, reforçando temas de inclusão, inovação e criatividade nas políticas e nos processos em debate. A sustentabilidade é outro ponto fundamental a ser trabalhado por ser um grande elemento de competitividade da indústria nacional desses segmentos. Regina Silvério, diretora de Gestão e Planejamento da Apex- Brasil, também acredita que a sustentabilidade é um diferencial entre as empresas e citou os setores de couro e têxtil, que por meio dos curtumes e de tinturarias já adotaram “tecnologia limpa”, investindo no tratamento de resíduos. “Temos avançado bastante. Entendemos que, em alguns mercados, somos bastante competitivos e as barreiras tarifárias já não são por si só suficientes. Temos barreiras não tarifárias que temos que vencer e isso pode ser feito a partir da inovação e de ações de sustentabilidade”.
Frederico Bernardo, diretor operacional do Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira (Texbrasil), também aposta na sustentabilidade e no crescimento do SMB. “É fundamental discutir os assuntos relevantes para o fortalecimento do mercado têxtil e dos seus segmentos, tanto em âmbito nacional quanto internacional,” afirma. “Acreditamos que as medidas sustentáveis que as empresas brasileiras vêm tomando mostram-se como um diferencial do nosso mercado”, conclui.
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