Fabiana Milazzo colhe frutos de nova estratégia de internacionalização
A estilista Fabiana Milazzo foi na contramão da crise e, no período de retração, investiu em um projeto ambicioso de expansão internacional. A estilista, que participa do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — uma parceria entre a Abit e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – desde o começo de sua estratégia internacional, alcançou um de seus maiores objetivos: abrir uma loja no exterior e vestir celebridades nacionais e internacionais.
O ponto escolhido é o Melrose Place, em Los Angeles, nos Estados Unidos, uma das localidades favoritas de stylists e celebridades. De acordo com Ana Augusta, da equipe de marketing, o ponto é estratégico para entrar na concorrida movimentação dos red carpets, além de marcar o início da jornada de internacionalização da marca.
Seis meses após o começo da operação atrizes como Sharon Stone, Katie Holmes, Annette Bening e Yara Shahidi já desfilaram os longas da estilista em premiações e programas de televisão. “Caminhamos com cautela para construir nosso nome no exterior. É um processo gradual, que exige muito trabalho e um controle de qualidade maior ainda”, explica.
Ela acrescenta que as expectativas são as melhores: “o feedback foi muito positivo, tanto por vermos nossos vestidos nas maiores premiações do globo, quanto por percebemos a aceitação do nosso produto com uma clientela altamente exigente e sofisticada”.
Neste ano, a marca também mirou compradores da Europa, Ásia e Oriente Médio ao conseguir presença em um showroom em Milão, na Via Senato. Ela conta que há muita exigência, porém é uma clientela que paga o preço da moda de luxo. “Temos ainda a vantagem de o produto artesanal brasileiro ser valorizado no exterior, principalmente o bordado, algo muito característico na marca. Por isso buscamos levar ao exterior o melhor do handmade brasileiro, que não perde em nada em qualidade quando comparamos com as grandes marcas”, conclui.
Trajetória de exportação
Participante desde 2013, a marca conta com o apoio do Texbrasil desde o início do seu planejamento de exportação. Entre as atividades que realizou estão feiras de vestuário, como a francesa Tranoi, além de receber compradores e jornalistas nos eventos nacionais. De acordo com Lilian Kaddissi, gerente executiva do Programa, o sucesso é resultado de um trabalho desenvolvido com muita seriedade. “Acompanhamos de perto a trajetória de internacionalização da Fabiana Milazzo. A empresa chegou no projeto com objetivos claros, traçou uma estratégia sólida e seguiu tudo conforme o planejado. Além das ações de promoção comercial, sempre foi engajada nas ações de capacitação”, finaliza.
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