Fabiana Milazzo desenvolve projeto “Mulheres de Renda” com apoio do Texbrasil

31/03/2016

“Mulheres de Renda” é um projeto idealizado e desenvolvido por Fabiana Milazzo em parceria com a ONG Ação Moradia, que busca melhorar a qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social num dos bairros mais carentes de Uberlândia, o Grande Morumbi. A marca mineira teve a consultoria em sustentabilidade de profissionais da Fundação Vanzolini, a partir da parceria da Fundação com o Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O projeto se propõe a qualificar profissionalmente mulheres por meio do curso de bordados em pedrarias, customização de roupas e empreendedorismo comunitário. Durante o curso, as mães poderão levar seus filhos para a ONG, estando assim mais próximas a eles. Muito além da responsabilidade social, o projeto se encaixa em um contexto maior de empoderamento feminino ao incentivar as participantes a ser tornarem microempreendedoras individuais obtendo, assim, uma fonte de emprego e renda que as tire de eventuais situações de dependência ou risco.

Outro fruto da consultoria foi um projeto de cunho educacional e ambiental, orientado para o reaproveitamento de materiais e formação de futuros profissionais. Trata-se do desenvolvimento de peças exclusivas com excedentes de materiais nobres, empregados no desenvolvimento de coleções da marca. O projeto é feito em parceria com o curso de Design de moda da ESAMC – Uberlândia, sob a curadoria direta da estilista Fabiana Milazzo. Todo o lucro referente à comercialização das peças será revertido para a ONG.

“Para muito além de modismos, a busca pela sustentabilidade se mostra indispensável tanto para os negócios como para a manutenção das condições básicas essenciais à manutenção da vida no planeta. Dessa forma, esses projetos contribuem para que a empresa gere valor sustentável, ao inovar em produtos que permitam aos consumidores fazerem novas escolhas, alinhadas também à sustentabilidade” destaca Américo Guelere, da Fundação Vanzolini.

Ambos os projetos foram realizados no âmbito do Programa de Inovação e Sustentabilidade do Texbrasil, realizado para auxiliar as empresas participantes na implementação de projetos e ações em gestão de inovação e sustentabilidade, visando seu posicionamento no mercado internacional a partir de uma estratégia baseada na diferenciação.

 

 

Ver todas as notícias

abit, Apex-Brasil, Fabiana Milazzo, sustentabilidade, texbrasil