Fevest 2025: Nova Friburgo reafirma protagonismo da moda íntima e Texbrasil fortalece conexões internacionais
De 24 a 26 de junho, Nova Friburgo (RJ), cidade reconhecida como a Capital Nacional da Moda Íntima, sediou a 34ª edição da Fevest, um dos principais eventos do setor no Brasil e na América Latina. O Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma iniciativa da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), participou da feira promovendo rodadas de negócios internacionais com o objetivo de ampliar as exportações brasileiras de moda íntima, moda praia e fitness.
Fortalecimento da presença internacional
Em 2025, o Texbrasil ampliou sua atuação ao receber seis compradores internacionais vindos da Argentina, Colômbia, Equador, Estados Unidos e Peru. O número de marcas participantes também foi expressivo, totalizando 22 empresas brasileiras do setor.
Durante o evento, foram realizados US$ 103 mil em negócios imediatos e identificadas oportunidades futuras que somam uma expectativa de US$ 269 mil ao longo dos próximos 12 meses. Entre os destaques, estão a prospecção de novos fornecedores e a abertura de parcerias comerciais com forte potencial de expansão na América Latina e nos Estados Unidos.
Um diferencial desta edição foi o espaço exclusivo criado para a realização das rodadas de negócios, que proporcionou mais fluidez às interações comerciais e favoreceu o ambiente de troca entre expositores e compradores.
Avaliação dos compradores internacionais
A experiência dos convidados internacionais foi altamente positiva:
- 85 contatos comerciais realizados;
- A maioria considerou os produtos brasileiros de alta qualidade, com padrão muito bom a excelente;
- 83% avaliaram o ambiente de negócios como “muito bom”;
- 100% receberam listas de preços em dólares e 84% afirmaram que a participação superou suas expectativas.
Lilian Kaddissi, superintendente de Marketing e Negócios da Abit, avaliou a participação como um passo importante na consolidação do Brasil como um fornecedor relevante e competitivo no mercado global de moda íntima:
“O evento proporcionou um ambiente estratégico para a construção de relações comerciais, reforçando o compromisso do Programa com a internacionalização das marcas brasileiras.”
Depoimentos
“A Fevest 2025 superou todas as nossas expectativas como expositores. Notamos, mais do que nas edições anteriores, compradores extremamente focados em realizar negócios. Tivemos muito sucesso e vendas realmente concretizadas. O projeto Sindexporta foi executado com primor, e os compradores internacionais visitaram nossa fábrica de forma técnica e profissional. De mais de uma dezena de feiras em que participamos, essa foi, sem dúvida, a melhor.”
— José Américo, Evidenza
“O Texbrasil desempenha um papel fundamental na promoção da indústria têxtil brasileira, especialmente ao trazer seis compradores internacionais para a Fevest. Essa iniciativa não apenas amplia as oportunidades de negócios para os expositores locais, como também fortalece a visibilidade da moda e do design brasileiros. A presença desses compradores facilita o intercâmbio comercial, permite que as marcas friburguenses apresentem suas inovações e qualidade, e pode resultar em parcerias estratégicas. A atuação do Texbrasil é crucial para conectar a indústria nacional às tendências e demandas internacionais, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a valorização do produto brasileiro.”
— Gustavo Marques Moraes, Presidente do Sindvest
Visitas técnicas e parcerias em destaque
Um dos pontos altos da programação foi a visita técnica à fábrica da Evidenza, marca local que se destacou entre os expositores. A ação foi avaliada como uma experiência enriquecedora para os compradores, que puderam conhecer de perto os processos produtivos e o alto nível de acabamento das peças.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a entrarem no caminho da exportação, gerando mais de US$ 9 bilhões em negócios. O programa é uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou entrar em contato com a área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades entre os setores econômicos do país. Representa a força produtiva de aproximadamente 25,3 mil empresas instaladas em todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,34 milhão de trabalhadores e geraram, juntas, um faturamento de R$ 204 bilhões em 2024.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia nacional. Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião, entre outras plataformas de negócios voltadas a fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED), com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.