Friend of the Earth®: marcas brasileiras participaram da Pure London

16/08/2023

As marcas de moda feminina e acessórios Natural Cotton Color, Trópicca, Celeste, Demodê e Crina estiveram presentes no evento Pure London, como parte do grupo escolhido para o estande da Friend of the Earth®, iniciativa que certifica e promove empresas sustentáveis. As cinco empresas brasileiras fazem parte do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).

O programa Friend of the Earth® tem como principal objetivo a proteção de ecossistemas e por isso desenvolveu certificações específicas para diversos setores da indústria. A certificação para têxteis e moda sustentáveis inclui roupas e tecidos que são originários de produtores agrícolas certificados pelo projeto, outros são reciclados ou reciclados. Os produtos são produzidos respeitando o meio ambiente e os trabalhadores. Os critérios da Friend of the Earth® para Moda sustentável requerem, por exemplo, um sistema de gestão social e ambiental, proteção da flora e fauna selvagens, gestão adequada de recursos hídricos, gestão de resíduos e energia e responsabilidade social.

Paolo Bray, fundador e diretor da Friend of the Earth ressalta que as marcas certificadas passaram por uma auditoria terceirizada transparente, com base em rígidos requisitos de responsabilidade ambiental e social. Segundo ele, o projeto devolve à natureza ao apoiar projetos de conservação em mais de 40 países. “É com grande prazer que a Friend of the Earth® traz seu projeto e mensagem para um sistema de moda mais sustentável na Pure London, esperamos que novas marcas do Reino Unido e internacionais se juntem, aproveitem nosso networking e serviços promocionais e se tornem parte do programa.”

A Pure London é a principal feira de moda do Reino Unido e reuniu entre os dias 16 e 18 de julho em Londres grandes designers, marcas e compradores internacionais. O evento acontece duas vezes por ano e é focado em moda feminina, calçados e acessórios e reúne em média 12 mil participantes em cada edição.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

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