Gabriela Braga e Lívia Campos vencem a final do concurso BtoBe

31/10/2014

A noite do dia 30 de Outubro foi inesquecível para a designer carioca Lívia Campos e para a estudante de moda Gabriela Braga. As duas foram vencedoras do concurso BtoBe (Brazilians to Be), organizado pela Casa de Criadores e pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, mantido pela Abit e pela Apex-Brasil), que nesta edição teve patrocínio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Lectra.

Lívia Campos trabalhou um ano e meio para desenvolver seu projeto e com a marca masculina Beira foi premiada na categoria Empreendedor de Moda. “Beira talvez seja o reflexo do homem com interesse de diversificar o que vestir”, explica a designer, que valoriza a construção da roupa. Já na categoria Estudante de Moda, a primeira colocada foi Gabriela Braga, de 21 anos, que cursa o último ano da Faculdade Santa Marcelina (SP). Em sua primeira coleção, ela se inspirou em um sermão declamado por Padre Antonio Vieira em 1654 para desenvolver as estampas de peixes que conquistaram o júri. “Aprendi tanto ao longo do projeto que já teria valido a pena mesmo se eu não ganhasse, eu estava confiante e agora estou muito feliz”.

Os seis finalistas de cada categoria (estudante de moda e empreendedor de moda) tiveram seus trabalhos avaliados por um júri especializado: Maria Rita Alonso (editora do canal Moda & Beleza, do Estadão), Jackson Araujo (coolhunter), Eduardo Viveiros (editor sênior do site Chic), Marcela Duarte (repórter do site FFW), Aurea Calcavecchia (editora do site Lilian Pacce), os estilistas João Pimenta e Fernanda Yamamoto, Vivi Haydu (revista Têxtil), Yuko Suzuki (revista World Fashion), a jornalista colombiana Janeth Charris, Rosangela Espinossi (Terra), Alba Ferrari (consultora de comércio exterior e proprietária da Facex Trade), Leonardo Gomes (consultor de gestão de inovação da Fundação Vanzolini), Udison Cunha (curador/comprador da Loja Choix) e Alexandra Farah (jornalista da Band News).

O concurso tem como principal objetivo a descoberta, capacitação e promoção de novos estilistas. Os ganhadores terão acompanhamento em uma série de atividades de capacitação e promoção comercial no mercado externo, além de ingressar na incubadora de talentos do projeto. Além disso, a Lectra dará ao vencedor de cada categoria R$ 10 mil, que deverão ser usados para a produção de uma coleção a ser apresentada na próxima Casa de Criadores, em 2015. Também terão acesso às soluções de criação e modelagem da empresa.

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