Global Fashion Summit: os novos compromissos sustentáveis para o setor
O Global Fashion Summit aconteceu entre os dias 27 e 28 de junho, em Copenhagen, e contou com mais de 110 palestrantes que discutiram temas relacionados à sustentabilidade. Trata-se do principal fórum internacional sobre o assunto, desde 2009, realizado pela Global Fashion Agenda (GFA)— uma plataforma que conecta profissionais da moda que desejam colaborar com a indústria por meio da troca de conhecimentos. O evento é o ponto de encontro de representantes de diversos países com o intuito em comum de reduzir os impactos ao meio ambiente.
Essa edição trouxe como mote “Ambition to Action”, que trata da urgência necessária para investir em ações que tragam impactos positivos visando mitigar os danos causados pelas mudanças climáticas. Representantes do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) — estiveram presentes no fórum para trazer as principais discussões às empresas participantes do Programa por meio de um report, que será divulgado em breve.
O início das palestras foi marcado pela presença da CEO da Global Fashion Agenda, Federica Marchionni. A Abit foi listada como uma das entidades convidadas pela GFA que participará de um encontro para encaminhamento de uma plataforma de discussões lançada no evento: a Global Textiles Policy Forum (GTPF). Além disso, cinco assuntos principais permearam o evento: colaboração, metas, biodiversidade, estratégias sustentáveis e comunicação.
“Ficou evidente que as marcas precisam trabalhar de forma colaborativa, apoiando seus parceiros ao longo de toda a cadeia produtiva, até financeiramente. Essa é a forma mais precisa caso queiram assegurar a redução dos impactos dos produtos e da operação” resume Camila Zelezoglo, da área de sustentabilidade da Abit e que esteve no evento.
Com base em dados científicos mais recentes (“Science-Based Targets”), foram apresentadas metas que vislumbram ações para a redução da emissão de gases do efeito estufa. Além disso, as empresas deverão estabelecer meios para a redução de impactos na biodiversidade mundial.
Foi apresentada também a estratégia definida pela União Europeia em prol da sustentabilidade e da circularidade dos têxteis. A partir de 2030, marcas e empresas deverão estar preparadas para atender às novas exigências, respeitando direitos sociais e ambientais.
Por fim, houve o lançamento do “Sustainable Fashion Communication Playbook”, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pelo UN Climate Change. O material destaca a necessidade de redirecionar a comunicação de moda a fim de educar e impulsionar a mudança em direção a uma indústria mais sustentável e menos desigual. O objetivo é combater a desinformação e o consumo excessivo e divulgar estilos de vida mais conscientes, capacitando os consumidores no papel de cidadãos.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
abit, apesbrasil, texbrasil