Grupo com jornalistas e compradores internacionais participa da 24ª edição do Minas Trend

16/04/2019

 

Entre os dias 8 e 11 de abril, três jornalistas e três compradores internacionais conferiram os desfiles e estandes das empresas brasileiras que participaram da 24ª edição do Minas Trend. Além da visita ao evento, que aconteceu em Belo Horizonte de 9 a 12 de abril, o grupo convidado pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) — cumpriu agenda de negócios na cidade. Como resultado, as marcas fecharam USD 72,5 mil em negócios com os convidados. As expectativas são boas: USD 380 mil para os próximos 12 meses.

O grupo de imprensa contou com Ivan Castaño, do site americano WWD; Carina Oviedo, do jornal paraguaio La Nación, e Patuska Knezvich, do Publimetro Peru. Os compradores foram a inglesa Zhané Amoi, da boutique Blaiz; a francesa Tiffany MacCall, da Tiffany’s Boutique, e a uruguaia Daniela Dahmer, da loja Karech Internacional.

Entre as empresas do Programa que participaram do Minas Trend e receberam os convidados, estão Daniela Tombini, Fabiana Milazzo, Fátima Scofield, Reina, Manzan, Patricia Motta, Raissa, Victor Dzenk, Juliana Sanmartin, Liziane Richter, Maria Pavan, Thays Temponi, T. Arrigoni, Cedro Têxtil, Tear Têxtil e Santanense. Os visitantes também conferiram os últimos lançamentos das marcas Skazi, Tutta e PatBo em agenda promovida pela equipe do Texbrasil.

A Zhané relatou ter se interessado muito pela moda brasileira, principalmente pelas estampas florais e as cores das coleções de primavera/verão. “Eu fiquei apaixonada pelos desfiles e gostei do modelo da viagem. A agenda foi além das empresas que estavam expondo no evento e nos apresentou uma seleção bem interessante de marcas mineiras”, detalha.

Programação diversa

Nesta edição, o Minas Trend trouxe o mote “Dias de Verão” para o Expo Minas, os convidados conferiram os oito desfiles do evento. A passarela mineira apresentou coleções das marcas Skazi, Fátima Scofield, Trendbjoux by Sindijoiais, do coletivo Alagoas, Patricia Motta, Denise Valadares e Raquel de Queiroz. Neste ano, os desfiles contaram com apresentações ao vivo de artistas como Zélia Duncan, Elba Ramalho e a banda de pop mineira Jota Quest.

A última colocou os convidados da Skazi para dançar em um dos desfiles mais esperados dos três dias. A marca apresentou uma coleção com 45 looks inéditos inspirados na primeira mulher a surfar uma onda gigante, Isabel Lethan. Entre as peças, fibras naturais, couro, tecidos tecnológicos, linho e muito surfwear.

Outro destaque foi a estilista Patrícia Motta, que trouxe três elementos para o Minas Trend – o fogo, a terra e o ar – durante a apresentação de sua coleção repleta de shapes inspirados nos anos 60. Os famosos vestidos de couro foram criados a partir de paleta de cores composta de azul, branco, verde, coral e vermelho.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).