IAF Sessões Especiais: “Precisamos ser disruptivos para fazer mudanças”
Sediada pela primeira vez no Brasil, a 33ª Convenção da International Apparel Federation (IAF), que acontece de 16 a 18 de outubro, no Rio de Janeiro, conta com o tema “Conformidade e Tecnologia – fatores-chave para a indústria e varejo”. Para inaugurar os momentos de conhecimento e trocas de experiências, são realizadas as chamadas “Sessões Especiais”, no dia 16, aquecendo os motores e trazendo ainda mais informações estratégicas.
O primeiro painel foi apresentado por Mike Fralix, CEO da [TC]² – empresa norte-americana especializada em alta tecnologia e demandas por robótica. Em sua apresentação, o executivo abordou questões sobre como efetivar a transição da indústria para automação e tratar para que o ser humano esteja integrado nesta transformação.
“Os empregos serão diferentes. Mas as pessoas ainda serão fundamentais para diversos processos. Afinal, algumas máquinas necessitam de operação, mesmo que à distância, de alguém que a faça”, afirmou.
Fralix contou sobre alguns cases já desenvolvidos, como a sewtable (mesa de costura em tradução livre), que permite que uma peça se mova entre uma máquina e outra sem interferência humana.
De acordo com o especialista, a mudança já está sendo feita em empresas do setor têxtil e de confecção dos Estados Unidos e na Ásia, nesta última com menos intensidade.
“Nós precisamos ser disruptivos para fazer mudanças. Além disso, temos que pensar na melhor qualidade dos produtos e na expansão dos negócios, fazendo com que as pessoas estejam incluídas nesse processo”, concluiu.
abit, IAF, IAF Brasil