IFC promove a sustentabilidade na indústria têxtil vietnamita

14/04/2016

A IFC (Corporação Financeira Internacional) fez uma parceria com a VF Corporation, (líder global de vestuário e calçados) e com a Target Corporation a fim de melhorar os recursos das fábricas de seus fornecedores no Vietnã. Na primeira fase do programa, serão feitas avaliações de eficiência energética e de uso eficiente da água em cerca de 30 fábricas com o objetivo de reduzir os custos operacionais e aumentar a produtividade, também contribuindo para o crescimento verde do país, disse a IFC em um comunicado de imprensa.

O setor têxtil e calçadista colabora significativamente com a economia vietnamita. Em 2015, as exportações do setor atingiram a marca de 39,2 bilhões de dólares e empregou aproximadamente três milhões de trabalhadores, em sua maioria mulheres. Embora esse setor utilize água e energia intensivamente, há oportunidade de redução de cerca de 20% com o uso de novas tecnologias e novas práticas operacionais.

“Com o aumento da participação do Vietnã em acordos de comércio internacional, incluindo a Parceria Transpacífico e o livre acordo da União Europeia, o setor têxtil local está preparado para um crescimento mais rápido, criando maior demanda por práticas de utilização sustentável de energia da água”, disse Kyle Kelhofer, Gerente da IFC no Vietnã, Camboja e Laos.

“A VF Corporation tem uma longa história de excelência na fabricação centrada no respeito pelas pessoas e pelo meio ambiente, e nós continuamente exploramos oportunidades para intensificar ainda mais esses compromissos em toda a nossa base global de fornecedores”, disse Brad van Voorhees, Gerente Sênior de Cadeia de Suprimentos e Sustentabilidade da VF Ásia, uma subsidiária da VF Corporation. “A colaboração com a IFC e Target é uma extensão natural do nosso trabalho e permite a troca coletiva de conhecimentos e melhores práticas para tornar a cadeia de suprimentos têxtil mais verde.”

Esta iniciativa de fabricação sustentável irá promover a eficiência dos recursos através da avaliação sistemática de oportunidades de melhoria de desempenho, a realização de estudos de benchmarking, o compartilhamento de melhores práticas tecnológicas, e o aumento da consciência geral no setor para adoção ampla de práticas sustentáveis.

Fonte: Fibre2Fashion

 

Ver todas as notícias

Indústria Têxtil, Inteligencia Competitiva, sustentabilidade