Imprensa e compradores internacionais marcam presença no Fashion Rio

12/11/2013
A 24ª edição do Fashion Rio, que apresentou as tendências de outono/inverno 2014 no Píer Mauá de 6 a 9 de novembro, recebeu 17 jornalistas internacionais convidados pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil). Já para o Salão Bossa Nova, que aconteceu paralelamente no mesmo local, o Programa coordenou a participação de um grupo de 23 compradores estrangeiros, de países como Estados Unidos, França, Emirados Árabes Unidos e Japão. “Tivemos a presença do italiano Silvano Vangi, convidado que representa o e-commerce Luisa Via Roma. Ele visitou o Rio de Janeiro após roteiro de showrooms em São Paulo”, explica o diretor executivo do Programa, Rafael Cervone.Yoshiharu Satoh, representante da empresa Fruits de Mer do Japão, comemorou suas parcerias com marcas brasileiras e ressaltou o potencial que o moda nacional possui no varejo japonês, “poder olhar ao Brasil com outros olhos nos faz sentir como se estivéssemos em casa. As marcas brasileiras estão cada vez melhores, possuem um grande potencial no mercado japonês. Fiz bons negócios durante a feira e espero que esta parceria com o Brasil perdure por muito tempo”, declara.

Já na imprensa, um dos destaques foi a cobertura especial de uma equipe do portal Now Fashion, que realizou transmissão ao vivo dos desfiles por streaming. O jornalista francês Valério Nappi, da equipe da publicação, elogiou o evento por também ter um viés comercial: “a relação entre moda e business criada pela organização é muito boa. É importante falar e mostrar as tendências de moda, mas também, é fundamental incentivar os negócios uma vez que as compras e vendas movimentam e ajudam a manter a indústria”, analisa.

O grupo contou também com a presença do diretor do programa de televisão francês La Mode, La Mode, Emmanuel Le Ber, que prepara um documentário especial sobre a moda carioca. E ainda teve repórteres da revista Vogue e do jornal Il Sole 24 Ore (Itália); do bureau de tendências WGSN e do jornal The Guardian (Inglaterra); da revista Rolling Stones (Emirados Árabes); do jornal La Nación (Argentina) e dos jornais Reforma, El Universal e da revista L’Officiel (México).

As marcas participantes do Programa desfilaram suas coleções na semana de moda carioca com diferentes apostas. A estilista Alessa criou looks em cores neutras e modelagens amplas com neoprene. A inspiração partiu da arquitetura de Paulo Mendes da Rocha. Já o mineiro Victor Dzenk abusou das cores com o estilo art decó nas passarelas do Fashion Rio e Andrea Marques continuou com seu estilo minimalista direcionado às mulheres elegantes e originais. A Rhodia também marcou presença no desfile do estilista Alexandre Herchcovitch. A empresa se uniu com a fabricante de denim Canativa para produzir o primeiro jeans anticelulite, usando tecnologia Emana.

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