Indústria têxtil brasileira cria campanha de incentivo ao consumo de moda

11/05/2020

Com a evolução da pandemia e o isolamento social, A Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) lançou a campanha “Tamo Junto”, que convida marcas a incentivarem os consumidores a comprar produtos 100% nacionais.

“É importante neste momento que todos os brasileiros se unam para preservar as empresas e os empregos das pessoas, para que a economia continue a girar. Desde a produção de matérias-primas como de fios, filamentos, tecidos, nãotecidos, tecidos técnicos, malhas, linhas, aviamentos, beneficiamento, até a confecção de cama, mesa, banho e vestuário, precisamos incentivar a compra dos produtos do Brasil”, acredita Fernando Pimentel, presidente da Associação.

A indústria têxtil brasileira é uma das mais representativas do mundo, além de ser a maior cadeia completa do Ocidente, que vai desde o plantio de insumos, até produtos prontos para o mercado nacional e internacional. Só em 2019 o setor lucrou USD 48 bilhões.

Muitas das empresas têm se empenhado em divulgar e enaltecer a produção nacional, estimulando o consumo interno não só durante a pandemia, mas pensando no futuro. O Grupo Lunelli, que desenvolveu a campanha “Consumo Consciente”, também tem se manifestado em prol da moda brasileira.

“Esse é o momento de apoiar e valorizar produtos feitos no Brasil. O Setor têxtil responde por metade dos empregos criados na indústria, empregamos (na Lunelli) mais de 4.500 pessoas em nossas fábricas e por isso entendemos nossa responsabilidade no mercado em fazer a economia voltar a girar”, comenta Robson Demian Zambonetti, diretor comercial e de marketing da empresa.

Para Robson, a conscientização acontecerá quando o consumo for intensificado. “Nosso desafio é conseguir levar a importância da valorização dos produtos nacionais para o ponto de venda e criar essa consciência”, completa.

Claudio Rocha, diretor comercial da EcoSimple, também entende que é necessário incentivar os consumidores. Para ele, é importante mostrar a cadeia de forma emotiva, deixando claro que as vantagens do consumo nacional se estendem a todos os grupos, desde pequenos produtores, até o consumidor final.

A marca, que produz tecidos sustentáveis, aposta na identidade única do Brasil como seu principal diferencial. “Apoiando a moda nacional e tornando-a expressiva, despertaremos para o mundo o interesse e valorização dos nossos produtos”, acredita o executivo.

Novas comunicações

Marcas inovam na comunicação online para se manterem presentes da vida dos clientes

Sem poder atender clientes fisicamente, as marcas também têm apostado em conteúdos on-line, seja para o bem-estar dos consumidores, seja para divulgar produtos e se manter em evidência.

A Colcci, por exemplo, apostou em seus modelos famosos para se conectar com consumidores, fazendo Lives no Instagram com nomes como o popular ator brasileiro Cauã Reymond. O Grupo Lunelli compartilha dicas de receitas com seus seguidores no Instagram, enquanto a Círculo publica no Youtube vídeos com dicas de crochê para fazer em casa.

Ainda no on-line, as empresas têm olhado com mais atenção para suas plataformas de venda nas redes. A EcoSimple, por exemplo, entendeu que essa tendência será maior daqui para frente, e está desenvolvendo uma plataforma de e-commerce.

O Grupo Lunelli intensificou as vendas na internet, desenvolvendo campanhas para produtos específicos. Robson, porém, pontua que é importante entender que esse é um momento diferente. “Trabalhamos com nossas marcas levando informação sobre o momento, cuidados necessários, dicas para quem ficou em quarentena, entre outros”, explica. Além da Lunelli Têxtil o grupo inclui ainda as marcas Lunender, Hangar 33, Alakazoo, Lez a Lez e Fico.

Acesse esse link e saiba mais sobre a campanha “Tamo Junto”.

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