Indústria têxtil na Itália volta a crescer em 2017
Os primeiros resultados de 2017 mostram que o setor italiano de têxtil e vestuário está crescendo em todos os mercados, de acordo com a Pitti Immagine, destacando a recuperação do consumo na Itália que, pela primeira vez em muitos anos, é positivo, com +1,3%.
Outro fator positivo para os produtos Made in Italy é a retomada da contratação no setor têxtil e de vestuário após vários anos, com um aumento de 1,1% no primeiro trimestre de 2017, +0,9% no segundo e +0,3% no terceiro, de acordo com as estimativas publicadas pelo Sistema Moda Italia (SMI), organização patronal que agrupa as empresas do setor.
Durante o primeiro trimestre, o volume de negócios do setor aumentou 2,8% em relação ao mesmo período do ano anterior (+1,3% para o têxtil, +3,6% para o vestuário). O segundo trimestre foi ainda mais dinâmico, com um aumento de 3,8% (+1% para o têxtil, +6,7% para o vestuário).
Foram as exportações que impulsionaram as vendas, com um aumento de 2,4% para 17,9 mil milhões de euros entre janeiro e julho de 2017. A indústria de malhas voltou a liderar, com um aumento de 7,5% nas exportações (+4,5% para roupa de cama e +3% para os têxteis técnicos).
A Europa constitui o principal mercado da Itália, com 9,9 mil milhões de euros e apresentou aumento de 1,7% em relação ao período anterior.
Segundo um estudo publicado recentemente pelo Deutsche Bank, 26 das 100 marcas de luxo mais importantes do mundo são italianas, e representam 16% do volume de negócios total da indústria.
Fonte: Fashion Network
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