A GERAÇÃO Z CONTINUA A COMPRAR NA LOJA FÍSICA, MAS A INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA E PERSONALIZAÇÃO DOS PRODUTOS SÃO DIFERENCIAIS

02/07/2018

Muito já foi dito sobre as preferências da Geração Z para suas experiências de compras físicas em lojas, mas um estudo recente da National Retail Federation (NRF) e do IBM Institute for Business Value sugere que varejistas que não integram serviços celulares e on-line em suas lojas podem perder sua vantagem nesse segmento demográfico.

O que os clientes da Geração Z realmente querem? Pesquisou 15.600 consumidores entre 13 e 21 anos de 16 países ao redor do mundo, incluindo mercados consolidados como os Estados Unidos, o Reino Unido e o Japão; e mercados em crescimento, como o Brasil, a Índia e a China.

O estudo descobriu que 67% dos “Gen Zers” compram em lojas físicas “quase sempre”, um percentual que excede três vezes os 22% que disseram comprar on-line com a mesma frequência. Essa preferência já foi bem documentada por um relatório da Accenture publicado em março de 2017, que revelou que 60% dos consumidores da Geração Z entrevistados em todo o mundo preferiam as lojas físicas.

No entanto, o relatório da Accenture também previa que as compras feitas diretamente através das redes sociais dominariam os hábitos de compra dos “Gen Zers” e, embora o estudo feito pela NRF e pela IBM concordasse que essas plataformas móveis e on-line são importantes, mas também percebe que eles não são tão importantes quanto os próprios canais físicos.

De fato, este novo relatório indica que a Geração Z está mais interessada em fazer uso de tecnologias digitais e sociais para criar uma experiência de compra de loja mais coesa e conveniente. 52% dos entrevistados, por exemplo, disseram que usam seus smartphones quando compram em lojas para comparar o preço dos produtos com os de outros varejistas, e 51% disseram usá-lo para encontrar cupons, descontos ou promoções.

73% declararam usar seus telefones celulares para interagir em redes sociais enquanto estão em uma loja, com 46% usando essas plataformas para dizer à família e amigos que estão comprando e 47% enviando mensagens ou fotos pedindo conselhos sobre quais produtos comprar

Uma maneira interessante para os varejistas que querem atrair clientes da Geração Z é aproveitar essas interações, mas o relatório também alerta sobre os aspectos negativos do investimento em “tecnologia para tecnologia: Mais do que comprar através de ferramentas e dispositivos sofisticados, Os Gen Zers preferem um tipo de tecnologia que os fortaleça e agregue valor direto. As marcas devem considerar isso com cuidado quando investirem em tecnologias novas ou existentes “, aconselha.

A geração Z também é muito exigente em termos da qualidade dessas tecnologias e do fato de que elas se conectam umas com as outras. 51% dos entrevistados disseram que a capacidade de alternar facilmente as plataformas é um aspecto importante para eles, enquanto 62% disseram que não usariam aplicativos que são lentos. 60% indicaram que eles se recusam a usar aplicativos ou outras plataformas on-line que são complicadas.

Quando perguntados sobre qual seria a tecnologia de compra que gostariam de ver desenvolvida no futuro, os entrevistados deram prioridade quase unanimemente ao desenvolvimento de serviços que melhorem o conforto ou ofereçam uma personalização do produto. 54% disseram que gostariam de ter ferramentas que permitissem testar o produto na loja, enquanto 48% esperavam uma tecnologia que lhes permitisse personalizar os produtos e 42% gostariam de projetar produtos que são impressos em 3D no local.

Este desejo de personalização também desempenha um papel importante nas expectativas dos “Gen Zers” sobre o serviço, particularmente nos mercados em crescimento, onde 54% dos entrevistados valorizam uma experiência de compra personalizada, em comparação com 43% nos mercados consolidados.

Curiosamente, 54% dos entrevistados em mercados em crescimento disseram que se sentiam desconfortáveis em compartilhar seus dados pessoais com empresas para garantir uma experiência de marca personalizada, um valor que cai para 41% nos mercados consolidados. No entanto, o número sobe para 61% em todos os mercados, quando eles tinham certeza de que seus dados seriam protegidos adequadamente e 54% de todos os entrevistados expressaram o desejo de manter o controle sobre as informações que compartilham.

No entanto, os membros da Geração Z são consumidores com conhecimento sobre tecnologias e, embora estejam preocupados com a segurança online, eles têm grandes expectativas em relação à qualidade das plataformas digitais que usam. Os varejistas teriam sucesso em investir em tecnologias que aumentam de maneira personalizada a experiência de compra desse segmento de clientes que ainda faz mais aquisições

 

Link: http://co.fashionnetwork.com/news/La-Generacion-Z-sigue-comprando-en-tienda-fisica-pero-confia-en-la-integracion-movil-y-la-personalizacion,972113.html#.WzaIHSAnbIU