Ameaça chinesa de aumentar as tarifas sobre o algodão deixa indústria têxtil americana em alerta

19/04/2018

A guerra comercial entre Pequim e Washington não diminui. O governo de Xi Jinping anunciou hoje a imposição de tarifas de 25% sobre uma centena de artigos americanos, incluindo o algodão, em resposta ao aumento tarifário imposto pelo executivo de Donald Trump a 1.300 mercadorias da China.

A China cobrou uma tarifa de 25% sobre 106 itens nos Estados Unidos, incluindo aviões, automóveis e soja. O valor dessas importações chegou a 50 bilhões de euros no ano passado, segundo o Ministério do Comércio da China.

O têxtil americano está em alerta para a ameaça chinesa de tributar o algodão. Várias associações empresariais da indústria têxtil nos Estados Unidos reclamaram sobre a ameaça de Pequim de incluir o algodão em sua lista de importações dos EUA para penalizar com um aumento nas tarifas de 25%.

Nesse sentido, o Conselho Nacional do Algodão da América (NCC) espera que a relação entre os dois países volte a ser colaborativa. Por outro lado, a Associação da Indústria de Moda dos Estados Unidos (Udfia) demonstrou preocupação com a imposição dessas taxas porque elas também poderiam tornar o resto da cadeia de valor têxtil na China mais cara.
 

Fonte: https://www.modaes.es/entorno/pekin-responde-a-trump-con-aranceles-del-25-a-otros-106-productos.html