Brasil será o maior fornecedor mundial de algodão até 2030
A demanda do mercado mundial de algodão está crescendo após os impactos da pandemia sobre a produção. Em 2020, os preços abaixo do custo de produção levaram à redução global da área plantada do algodão. A redução foi de 7% na produção mundial, totalizando 24,31 milhões de toneladas. Por outro lado, o consumo global deve crescer 9% e chegar a 24,81 milhões de toneladas.
Esse cenário se torna favorável ao Brasil que, como quarto maior produtor e segundo maior exportador mundial da fibra, já abastece 100% do mercado nacional e 20% da indústria têxtil mundial. Há expectativa é justamente ampliar o fornecimento da demanda mundial, uma vez que o país dobrou sua produção nos últimos quatro anos.
Com claras vantagens em relação aos principais concorrentes em termos de oportunidade de expansão de áreas, clima favorável, água e tecnologia de produção, o Brasil tem plenas condições de se tornar o maior fornecedor mundial de algodão até 2030, reconhecido globalmente pela qualidade, rastreabilidade, sustentabilidade e padrão tecnológico do seu produto.
Disponível em Febratex: https://bit.ly/3itYYfb