Conheça os impactos do Brexit para o Brasil
A saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como Brexit, foi efetivada no dia 31 de janeiro deste ano e impactará a economia e o comércio mundial. Terá, também, consequências para o Brasil, o que ressalta a necessidade de o país estar preparado.
A princípio as tarifas de importação do país permanecerão as mesmas até o final deste ano, quando se encerrará o período de transição em que os termos da saída e um novo acordo comercial serão negociados com a União Europeia. De acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), caso o cenário sem acordo com a UE se concretize após 31 de dezembro, haverá impactos negativos no Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido e dos países do bloco e consequente redução nas vendas do Brasil a estes países.
O Reino Unido terá de renegociar suas cotas de importação como membro individual na OMC (Organização Mundial do Comércio), além de negociar novos acordos comerciais: hoje já são 20 acordos assinados e mais seis em processo de negociação. O Mercosul precisa se posicionar para uma abertura de negociações com o Reino Unido com o objetivo de celebrar um acordo de livre comércio, agora que os benefícios do acordo com a União Europeia não se aplicarão mais ao país.
Fonte: CNI