Engenheiros de Hong Kong criam sistema de controle de qualidade com Inteligência Artificial

13/11/2018

Engenheiros da Universidade Politécnica de Hong Kong desenvolveram um sistema automático baseado em Inteligência Artificial para detecção de defeitos em produtos têxteis, utilizando uma câmera de alta resolução para examinar o produto em tempo real. A intenção da tecnologia é aumentar a produtividade e reduzir o desperdício do processo de fabricação.

O sistema é capaz de detectar, com grande precisão, cerca de 40 tipos diferentes de defeitos de produção, tendo como base os dados de milhares de metros de tecidos que os pesquisadores introduziram no software.  Ao longo de seis meses, testes realizados direto em fábrica apontaram que a nova tecnologia foi capaz de reduzir o desperdício em 90%.

A equipe, agora, tem o objetivo de aprimorar a inteligência do algoritmo, de modo que esta possa ser utilizada para detectar problemas em mais tipos de têxteis, como aqueles que têm estampas listradas ou xadrez, que são mais difíceis de serem analisados pelo programa.

Fonte: Innovation in Textiles

https://www.innovationintextiles.com/technology-machinery-equipment/new-aipowered-system-to-automate-quality-control-process/