Estados Unidos aumentam tarifas de importação chinesas
Os EUA estariam preparando o anúncio de nova rodada de tarifas às importações chinesas em dezembro. Segundo relatório de economistas do Citigroup, estima-se que U$ 267 bilhões em bens chineses poderão ser prejudicados pelas novas medidas. O impacto delas sobre os consumidores poderia ser até dez vezes maior do que o ocorrido após a majoração anterior de tarifas, gerando um aumento significativo da inflação.
O banco de investimento afirma que, em virtude das dificuldades de contratação e dos custos crescentes de insumos, as empresas americanas tenderão a repassar tal elevação de carga tributária para os seus clientes. As novas tarifas de importação deverão afetar, duramente, bens de fabricação chinesa, como iPhones e tênis Nike.
Dado este cenário, espera-se que parte dos fornecedores chineses seja substituída por fabricantes de outros países asiáticos, sobretudo do Vietnã e do Camboja.
Fonte:Fibre2Fashion
https://www.fibre2fashion.com/news/textile-reports-results-news/next-us-tariff-blow-may-be-10-times-worse-citigroup-245501-newsdetails.htm