EUA e Europa estudam eliminação de tarifas alfandegárias
Para efetivação em um futuro próximo, EUA e União Europeia (UE) devem realizar negociações com o objetivo de eliminar tarifas, restrições alfandegárias e subsídios relativos a bens industrializados por ambas as partes.
Em um passado recente, o Representante do Comércio dos EUA divulgou os objetivos desse encontro, prevendo, entre os 24 setores econômicos envolvidos, o livre ingresso de produtos têxteis e de vestuário de origem americana no mercado europeu, o que melhoraria a competitividade de suas exportações.
A Comissão Europeia de Comércio, por sua vez, também divulgou seus objetivos frente ao mercado americano, que incluem a remoção de impostos sobre importação de alguns itens e a flexibilização de normas, facilitando o comércio bilateral. As propostas, agora, precisam ser aprovadas pelos 28 membros do bloco europeu.
Os EUA ainda querem incluir isenções para produtos agropecuários, porém, a UE tem resistido à ideia de ampliar o escopo da discussão, o que vem gerando dúvidas de que as partes conseguirão, de fato, chegar a um acordo no meio deste ano.
Fonte:Just Style
https://www.just-style.com/news/zero-tariffs-on-agenda-for-eu-us-trade-talks_id135426.aspx