Exportação de couro em Bangladesh perde competitividade após investimento Indiano

01/03/2018

Os exportadores de calçados e artigos de couro de Bangladesh preveem uma dura batalha no mercado global após o recente anúncio do investimento do governo indiano no valor de US$ 404,7 milhões. A injeção de dinheiro será feita nos três próximos anos e tem o objetivo de avivar o setor do país.

Tanto Bangladesh quanto a Índia exportam esses produtos para os mesmos destinos, como a União Europeia, os Estados Unidos e o Japão.

Além deste fator, há ainda os atrasos no deslocamento dos curtumes da cidade indiana de Hazaribagh para a nova fábrica de couro em Savar e a operação parcial da estação central de tratamento de efluentes na propriedade.

Estes são alguns dos problemas que os exportadores de Bangladesh enfrentaram nos últimos dois anos. Assim, dos 155 curtumes no país, apenas 105 estão operando normalmente.

O país já vem sentindo essa diferença na economia. Nos primeiros sete meses do atual ano fiscal, a exportação de couro e artigos de couro declinou 4,61% em Bangladesh para US$ 709,51 milhões – 9,79% a menos que a meta periódica, de acordo com dados do Departamento de Promoção de Exportações do país.