Fio com elevada incorporação de cortiça é apresentado ao público

26/03/2018

O diretor do departamento Tecnologia e Engenharia do Citeve abriu a sessão pública de demonstração do projeto Cork.a.Tex-Yarn, fio com elevada incorporação de cortiça. O projeto  promovido pela Sedacor em parceria com a Têxteis Penedo, o Citeve e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, através do laboratório associado LSRE-LCM, que teve início em outubro de 2016 e será encerrado no final do corrente mês.

Durante a apresentação da linha piloto, que José Morgado, diretor do departamento Tecnologia e Engenharia do Citeve, caracterizou prosaicamente a combinação do têxtil com a cortiça, cujo “casamento” permitiu que a primeira conferisse à segunda “a flexibilidade e a permeabilidade”, entre outras propriedades fundamentais para possibilitar o processamento têxtil e garantir o conforto essencial ao uso.

De acordo com José, para chegar ao têxtil linear — o fio — houve um longo caminho a percorrer: “a ideia foi lançada em 2011”. Para Graça Bonifácio, também do centro tecnológico, foram muitos os obstáculos ultrapassados.

“Porque é que não é possível encontrar no mercado, com tanto interesse que existe na cortiça, produtos de vestuário e têxteis-lar para comprar, para levar para nossas casas, para utilizar ?”, questionou a engenheira têxtil do Citeve, dando em seguida a resposta: “porque há bastante dificuldade na utilização dos materiais que existem disponíveis no mercado”.