Fique de olho: grupos árabes são os novos players do mercado da moda
Muito se fala sobre a influência e a importância da China no comércio mundial, mas existe um novo player no mercado: o Oriente Médio. Países árabes, com economias movidas pelo dinheiro do petróleo, têm diversificado a atuação, tanto em termos de localização geográfica como de setor — e a moda é um deles.
Ainda em 2012, o fundo Mayhoola Qatar adquiriu a italiano Valentino e, quatro anos depois, o controle acionário da francesa Balmain. No início deste mês de abril, aconteceu a primeira edição da Arab Fashion Week, primeira grande semana de desfiles do Oriente Médio. A segunda edição está confirmada para outubro.
Mais recentemente, grupos árabes têm se aventurado em mercados emergentes, inclusive o Brasil. A abertura da São Paulo Fashion Week (SPFW), em 21 de abril, veio acompanhada da notícia da aquisição de 50,1% da semana de moda pela IMM Participações, de propriedade do fundo de investimentos Mubadala Development Company, de Abu Dhabi.
A SPFW há anos vinha encolhendo em tamanho e relevância. Segundo a InBrands, que comandava até então a semana de moda, a negociação tem por objetivo expandir o portfólio de moda.