Indústria de varejo britânica divulga concordar com a posição do governo pós-Brexit
O setor de varejo no Reino Unido está totalmente de acordo com a posição do governo como período de transição pós-Brexit. O período de transição existe para preparar e implementar os novos processos e novos sistemas, de acordo com as propostas publicadas pelo governo.
“Estamos de acordo que a duração do período de transição deve depender do tempo necessário para preparar e implementar os novos acordos comerciais e aduaneiros que sustentam o futuro relacionamento do Reino Unido com a União Europeia”, disse Helen Dickinson OBE, presidente-executiva do British Retail Consortium (BRC).
Dickinson ainda acrescenta: “Levará tempo para fazer mudanças na forma como o Reino Unido negocia com a Europa e fomos absolutamente claros sobre a importância em concordar com os processos de fronteira e alfandegário que permitem que os bens continuem a ser ininterruptos entre os mercados do Reino Unido e da Europa. A interrupção de qualquer tipo de fornecimento reduzirá a disponibilidade e aumentará os custos para os consumidores”.
No entanto, o período de transição não deverá ser maior do que os dois anos planejados. O período começará em março de 2019, quando o Reino Unido deixa a UE. Por sua vez, a União Europeia quer que a fase de transição termine até 31 de dezembro de 2020, para coincidir com o final do período orçamentário.