Moda: empresas verticalizadas são mais velozes
Grande parte dos consumidores utiliza meios digitais para comprar novidades da moda que descobriram nas redes sociais. No entanto, segundo o estudo ‘Measuring the fashion world’, da consultoria McKinsey, poucos fabricantes conseguem acompanhar o ritmo acelerado desse movimento.
Apenas pequena parcela das marcas é bem sucedida em passar uma peça de roupa do desenho até as lojas em menos de sete meses. Cumprir tal objetivo no menor prazo possível é fundamental para o êxito comercial de um produto: quanto mais rápido um artigo alcança o consumidor, mais unidades são vendidas sem necessidade de descontos. Além disso, ganha-se tempo para seguir novas tendências e evita-se oferecer produtos ultrapassados para o mercado.
O estudo mostra, ainda, que 98% dos especialistas da indústria da moda consideram o alcance dessa rapidez como prioridade fundamental. Por outro lado, 92% dizem ter dificuldade para cumprir prazos e executar decisões rápidas; e 70% das marcas atribuem tal lentidão a seus processos internos, em particular, a não adaptação aos recursos digitais.
Constatou-se, também, que empresas verticalizadas, ou seja, aquelas que são responsáveis pela própria produção, mostram-se 36% mais velozes do que seus competidores. Devido à sua autossuficiência, essas marcas não precisam passar pela coordenação de uma empresa de vendas antes que o produto chegue às lojas. Por fim, verificou-se que o valor da peça deriva do tempo necessário à sua produção, em termos da elaboração do desenho e confecção do modelo.
Fonte: Just StyleParte superior do formulário
https://www.just-style.com/analysis/vertical-fashion-firms-are-setting-the-pace-on-go-to-market_id134921.aspx