Novas pesquisas apontam possibilidade de desenvolver têxteis eletrônicos
Cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, transformaram um fio de celulose em fio condutor e abriram a possibilidade de fabricação de têxteis eletrônicos. O estudo mostra como o fio de celulose oferece grande potencial para o electronic textiles e pode ser utilizado de diversas formas e em várias áreas.
Os pesquisadores tornaram o fio condutor tingindo-o com um material eletricamente condutor, dando ao fio de celulose uma condutividade que pode ser aumentada ainda mais com a adição de nano fios de prata. Nos testes, a condutividade foi mantida mesmo após várias lavagens.
Uma importante área onde os têxteis eletrônicos podem ser empregados é a hospitalar, onde atividades como regulação, monitoramento e medição de saúde podem ser benéficas ao auxiliar os profissionais da medicina. Na indústria têxtil em geral, onde a conversão para matérias-primas sustentáveis é uma questão vital e contínua, os materiais naturais e as fibras tornaram-se uma escolha cada vez mais comum para substituir os sintéticos, e a celulose é um material que pode ser extraído de forma sustentável, além de ser reciclável.
Disponível em: https://bit.ly/3vF6HM3