Os impactos ambientais das ecobags

17/09/2021

A partir do crescente conhecimento de muitos consumidores a respeito dos danos causados pelas sacolas de plástico ao meio ambiente, as ecobags seguem ganhando espaço. Por conta de sua popularidade, e na tentativa de parecerem mais sustentáveis, diversas marcas e empresas começaram a produzir sacolas de algodão em grande escala. No entanto, assim como as sacolas de plástico, as versões de tecido também merecem atenção quanto aos seus impactos.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Alimentação da Dinamarca, uma única sacola de algodão orgânico precisa ser usada 20 mil vezes para neutralizar seu dano ambiental. O problema dessa matéria prima é que ela demanda um enorme consumo de água para ser produzida e seu descarte não é tão simples assim. Qualquer logotipo ou estampa feitos com corantes à base de PVC, por exemplo, impedem sua reciclagem. De acordo com uma matéria publicada pelo jornal The New York Times, apenas 15% das 30 milhões de toneladas de algodão produzidas ao ano chegam ao destino de reciclagem.

Ainda assim, a indústria têxtil busca sempre se reinventar e diminuir seus impactos no meio ambiente, com inovações que tenham a sustentabilidade como foco. Um exemplo neste sentido é o couro de cogumelo, criado pela empresa estadunidense MycoWorks. Também merece destaque o trabalho da Nova Kaeru, no Brasil, que desenvolveu um material feito à base de plantas e que se parece muito com o couro tradicional.

Saiba mais em Febratex News: https://bit.ly/3EqyvrU