Projeto quer transformar resíduos agrícolas em fibras têxteis sustentáveis
A plataforma de inovação em moda sustentável Fashion for Good lançou o “Projeto de Resíduos Agrícolas Inexplorados” para validar e dimensionar tecnologias que possam transformar com sucesso resíduos agrícolas em fibras têxteis sustentáveis.
O projeto avaliará a viabilidade técnica de fibras naturais criadas usando resíduos agrícolas como casca de arroz, cânhamo, palha de trigo, banana e abacaxi, que serão mapeados em oito países do sul e sudeste asiático.
A Fundação Laudes financiará o projeto em conjunto com outros parceiros do Fashion for Good, como Adidas, Bestseller, Vivobarefoot e Birla Cellulose, e seis outros inovadores que buscarão desenvolver uma variedade de fibras naturais e misturas de fibras com ênfase no uso maior de resíduos agrícolas.
A primeira fase terminará em dezembro deste ano. A partir daí, começará o projeto piloto de fibras de resíduos agrícolas de inovadores selecionados em instalações comerciais em conjunto com marcas parceiras e atores da cadeia de suprimentos para fabricar quantidades maiores. O objetivo da próxima fase é promover a escalabilidade, permitindo mais acordos de venda de marcas e financiamento.
Saiba mais em Yarns and Fibers: https://bit.ly/3HjOV5I