Relatório aponta alta nos preços de roupa em até 10%

30/11/2021

Segundo o relatório Review of Maritime Transport 2021, realizado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a recuperação da economia global está ameaçada por uma alta taxa de frete que deve continuar nos próximos meses.

Segundo a publicação, itens de baixo valor agregado como roupas e têxteis estão particularmente sob risco de aumentos de preços associados a custos de transporte mais elevados.

A análise da UNCTAD (leia o relatório em inglês aqui) mostra que o atual aumento nas taxas de frete de contêineres, se sustentado, poderia aumentar os níveis de preços de importação globais em 11% e os níveis de preços ao consumidor em 1,5% até 2023.

A alta taxa de frete deverá ter impacto sobre itens de baixo valor agregado, como móveis, têxteis, roupas e produtos de couro, cuja produção é frequentemente fragmentada em economias em desenvolvimento e bem longe dos principais mercados consumidores. A UNCTAD prevê aumentos de preços ao consumidor de 10,2% sobre estes produtos.

Saiba mais em Just Style: https://bit.ly/3rb6YX3