Relatório aponta que até 2020 Colômbia terá 250 shoppings no país
Os especialistas comerciais e a Associação dos Shoppings da Colômbia (AceColombia) preveem que o país encerre a década com mais de 250 shoppings no território nacional. No final de 2017, o governo reportou um total de 226 complexos no país.
Conforme relatado no relatório anual da Mall & Retail, a Colômbia tem uma área comercial de mais de 4,9 milhões de metros quadrados dentro dos centros comerciais. Da mesma forma, foi revelado que os shoppings registraram vendas neste ano de 38,9 bilhões de pesos, um aumento de 7,5% em seus números de vendas em relação a 2016. Estima-se que até 2020 as vendas atingirão 50 bilhões de pesos.
No momento há mais de 18 projetos comerciais em andamento na Colômbia que abririam suas portas entre 2018 e o primeiro semestre de 2019, com mega complexos como o Centro Comercial El Edén e Viva Envigado. Há também cerca de 25 projetos que estão em processos anteriores, em mais de 15 cidades intermediárias do país.
Comparativamente no continente, a Colômbia ainda possui capacidade de desenvolvimento comercial superior a 50%, uma vez que a saturação comercial no Chile e no México duplicam a situação atual do comércio. Na Colômbia, os shoppings continuam a concentrar a maior parte do comércio nacional. De acordo com um relatório da Euromonitor no país, existem 10 centros comerciais no país para cada loja na rua.
Fonte: http://co.fashionnetwork.com/news/Colombia-preve-cerrar-2020-con-250-centros-comerciales-en-el-pais,952016.html#.Wqv6E-ch3IU