Tecidos com tecnologia antiviral ganham destaque durante a pandemia
Por conta da pandemia, a demanda por artigos de vestuário e acessórios com tecnologia antiviral, que protege tanto de vírus quanto de certas bactérias, teve um boom no mundo. Com isso, a indústria de fibras e fios passou a se dedicar e desenvolver tecnologias com essas características.
Alguns exemplos são HeiQ Viroblock NPJ03 e RUCO-BAC AGP, produtos de empresas da Suíça e da Alemanha, respectivamente, que são adicionados ao final do processo da produção têxtil. Devido a sua composição química antimicrobiana, matam ou impedem o crescimento de vírus e micróbios, diminuindo ou impedindo acontaminação por contato.
A indústria de malharia procura se aproveitar dessas inovações para integrá-las em sua produção. Uma companhia italiana de malhas oferece produtos antivirais utilizando da HeiQ Viroblock, e alega que o tecido é eficaz contra diversos vírus e bactérias, incluindo os principais vírus como H1N1, H5N1, H7N9 e o coronavírus (que inclui o SARS-Cov-2).
A inovação pode ser aplicada na maioria dos tipos de tecidos e vestuários do dia a dia como camisetas, blusas e calças, além de máscaras.
Disponível em: https://bit.ly/2ZqEf1l