Inverno 2015: Vicunha traz tendências em lavanderia jeans
Com diferentes efeitos, cores e texturas, as técnicas de lavanderia podem transformar uma simples peça em um produto único e exclusivo. Com esse objetivo, a Vicunha Têxtil possui uma equipe de profissionais para orientar o direcionamento dos padrões e técnicas de lavagem ideais para cada artigo e efeito desejado. Fórmulas compostas pela união de diferentes processos e substâncias são responsáveis por criar combinações inusitadas. Desta forma, a tecelagem tem adotado técnicas de produtos biodegradáveis e visam o baixo consumo de água – com redução de até 80%.
Fábio Felix, coordenador de Lavanderia Industrial da empresa, aponta conceitos que farão parte do Inverno 2015, como a mescla de diferentes beneficiamentos. “Observamos, hoje, uma releitura do uso dos produtos em lavanderia e a fusão de diferentes processos. A criatividade é a ferramenta para produzir variados efeitos e aplicações, sempre adaptados às novidades da moda”, afirma.
Veja as principais tendências em lavanderia apontadas pelo especialista da Vicunha:
Degradês e Manchas
Calça no tecido Natural Power, com tingimento preto, used em degradê e jato color; calça no tecido Spinning, com tingimento preto, espuma líquida com permanganato e tingimento vermelho. Cores diferentes podem ser trabalhadas harmonicamente por meio da mescla de processos. Seguindo a tendência da estação, a combinação vermelho x preto aparece sob variadas formas por meio da mistura de técnicas como tingimento preto, spray para descolorir (“used em degradê”) e jato color. Para efeitos mais ousados, o tingimento preto pode ser associado à espuma líquida com permanganato e o sobre coloração vermelha.
Efeitos 3D
Calça no tecido Alex, com aplicação de técnicas como bigode, used, super stone claro e efeito 3D; calça no tecido Henr, com clareamento com espuma líquida e efeito 3D. Técnica conhecida por promover o mesmo resultado das ondulações causadas pelo enrugamento da peça no corpo, os efeitos 3D podem ser conciliados a outros processos convencionais como super stone, puídos, clareamento e corrosão. Os resultados são peças com diferentes texturas e formas, valorizando a tendência despojada do relaxed jeans.
Puídos
Moletom no tecido Squash, com aplicação de laser e Stone; moletom no tecido London, com efeitos como rebolo, stone e dirty. Efeitos enérgicos, agressivos e contrastantes ganham espaço em diferentes composições, criando um visual contemporâneo e autêntico. Técnicas como rebolo, stone e laser incorporam acabamentos diversificados à tendência do universo streetwear ou mesmo à estética flowy, que pede peças confortáveis, inacabadas e desfiadas.
Metalizados e Encerados
Jaqueta no tecido Marina, com resinas metalizadas; calça no tecido Vic Max, com aplicação de pincelado e marmorizado com resina de couro pigmentada. Na temporada Inverno 2015, a estética minimalista ganha brilho por meio de peças em tons monocromáticos com diversos efeitos, que mesclam artigos foscos e tecidos com acabamentos metalizados e encerados. Aplicação de jato com pigmento resulta em peças sofisticadas e elegantes, já o uso de técnicas diferenciadas, como o pincelado com resina de couro ou a pistola de resina, são utilizadas para produzir o “leather look” desejado.
Vintage
Jaqueta no tecido Jump, com aplicação de técnicas como resina pigmentada (imersão), rebolo e destroyed;
calça no tecido Acapulco Premium, com efeitos como resina, destroyed e marmorizado com pigmento. Valorizando a tendência que mistura elementos da natureza a peças orgânicas e que remetem ao “estilo lenhador”, acabamentos vintage trazem efeitos de manchas e marcas trazidas pelo tempo, rasgos e resinas pigmentadas em tons terrosos. Efeito mofo e aplicações de diferentes texturas surgem também em localizações mais amplas e aparentes, para conferir às peças um visual antigo, ocasionado pela passagem do tempo.