Jornalistas internacionais visitam marcas brasileiras durante a SPFW
Os formadores de opinião Tatiana Vanegas, da revista colombiana Carrusel, e Victoria Lescano, do jornal argentino El Carín, estiveram em São Paulo entre 23 e 26 de outubro para conhecer grandes marcas brasileiras. A agenda organizada pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) – incluiu desfiles da 46ª edição da São Paulo Fashion Week e visitas a Fabiana Milazzo, Rosset, Gig Couture e Adriana Degreas.
Com o tema “Tran[sp]posição”, a semana de moda paulistana aconteceu pela primeira vez em um galpão da Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista. No line up, desfiles como PatBo, Handred, Borana, Apartamento 03 e Amir Slama. Para a jornalista argentina Victoria Lescano, a moda brasileira tem mudado de perfil, mas mantendo a sua essência. “Vejo na passarela uma visão humanística e crítica. Algumas grandes empresas se mantêm no line-up, mas há espaço para o surgimento de novos projetos culturais”, destaca a profissional, que é especialista em moda brasileira, tendo inclusive livros publicados sobre o tema.
A gerente executiva do Texbrasil, Lilian Kaddissi, explica que o objetivo da agenda é oferecer uma experiência rica e diversa. “Temos o cuidado de ao longo do ano trazer formadores de opinião para conhecer diversos aspectos da moda brasileira. O desafio é muito grande, pois a nossa indústria é bastante ampla. Para isso, realizamos press trips nos principais eventos nacionais, sempre com amplas agendas de visitas que demonstrem a nossa autenticidade”, conclui.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).