Jovens talentos do Texbrasil desfilam coleções na Casa de Criadores

09/06/2014

A edição de verão/2015 da Casa de Criadores terminou nesta sexta-feira (6) com destaque para as marcas do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit e Apex-Brasil) que compõem a incubadora de jovens talentos BtoBe (Brazilians to Be), mantida em parceria com o evento. Gralias e Karin Feller fizeram seus desfiles no primeiro dia do evento (04/06).

Karin foi a primeira a apresentar suas tendências, com inspiração vinda de um dos principais pontos turísticos de São Paulo, o Mercado Municipal. A jovem trouxe estampas coloridas com elementos de folhas, flores e pimentas. Destaque para os colares, brincos e pingentes de cinto feitos com vidrinhos de tempero. Os looks incluem macacões longos e curtos, sempre marcados na cintura com um cinto fino.

As estilistas Julia Guglielmetti e Grazi Cavalcanti, por trás da Gralias, trouxeram referências do bairro do Bixiga, em São Paulo. A cartela de cores usou o cinza como base para os tons fortes, como laranja, pink e amarelo. A marca também revisitou clássicos, fazendo releituras modernas de estampas como o pied-de-poule, o xadrez, o poá e o listrado. O destaque fica por conta das maxibolsas em plástico texturizado e estampado.

No segundo dia de desfiles, a última marca selecionada para entrar na incubadora, a marca Nosotros, de Nathan de Souza em parceria com Roberto Hideo, apresentou uma coleção vanguardista, inspirada em Cuba, no pintor René Portocarrero. As referências ao trabalho do artista plástico são vistas nos bordados e nos babados usados nas saias, blusas e vestidos. A modelagem surge bastante leve e fluída, tudo muito fresco, a cara do verão brasileiro. A cartela de cores traz branco, azul, preto e rosa. Os materiais usados são o musseline de seda, o crepe de seda e a sarja acetinada, da parceria com a produtora têxtil Vicunha, também participante do Texbrasil.

E no último dia do evento, a minimalista Trendt apresentou uma coleção fiel ao estilo de sobreposições de malha. A marca mostrou peças mais elaboradas por cima do look, vestidos assimétricos com recortes e cortes, veste, túnica com saia longa e estampas geométricas. Destaque do dia fica com o desfile Novos Olhares, onde dez estilistas, entre eles Karin Feller e Renan Serrano, desenvolveram criações desfiladas por deficientes visuais. O objetivo é promover um debate de como a moda pode ser inclusiva e ainda mais democrática.

abit, Apex-Brasil, Casa de Criadores, texbrasil