Julia Guglielmetti e Grazi Cavalcanti vencem a 5° edição do Ponto Zero
As representantes da faculdade Santa Marcelina, Julia Guglielmetti e Grazi Cavalcanti, venceram na noite passada (12/12) a 5° edição do concurso Ponto Zero, – projeto realizado pelo Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira), desenvolvido pela Abitem parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), pela Casa de Criadores e pelo Mercado Mundo Mix, e com o apoio do Sinditêxtil -, que tem como objetivo descobrir novos artistas da moda e do design. Os desfiles fecharam a temporada Inverno da Casa de Criadores 2013.
As jovens concorreram com outros oito finalistas: Fernanda Quilici (Anhembi Morumbi), Denise Emy e Fernanda Sousa (USP), Daniela Passatuto e Camila Freire (Senac), Hanna Lucatelli (IED), Natália Seim e Emanoel Silva (Belas Artes) de faculdades de São Paulo, Leonardo da Silva, Juliana de Carvalho e Ianara Sousa (Estácio de Sá) e Thaissa Becho (Senai– CETIQT), do Rio de Janeiro. Entre os jurados, estava o jornalista inglês Stefan Siegel, do site Not Just a Label, que em sua primeira vez no Brasil a convite do Texbrasil, conheceu mais sobre a moda do país: “Definitivamente, o Brasil é muito mais do que biquínis e caipirinhas. Os estilistas que vimos hoje a noite são a prova da transformação cultural e da produção de talentos do país, criando uma identidade brasileira no design.”
Para vencer o concurso, a dupla de estilistas da Gralias desenvolveu para o desfile um tema de referência, onde um personagem foi criado com uma história fictícia sobre o final de sua vida. O conto “¿Y El Toro?”de Julio Tomás, fala sobre a vida do famoso toureiro espanhol. Daí, partiu a ideia do uso constante de chifres nas peças da coleção, como referências de forma, criando volumes e uma nova silhueta, valorizando, sobretudo, a lateral dos looks. Entre os destaques, formas orgânicas do moulage e do tricô se contrapõem às formas mais secas e retas, os comprimentos, que partem do mini ao maxi, trazem ainda a proposta de peças com a parte de trás mais curta que a parte frontal, evidenciando detalhes da lingerie. Nos materiais rústicos e pesados, tranças com lã merino 100% natural.
Entre os prêmios, as vencedoras integram a line-up oficial da Casa de Criadores e participarão de um evento internacional, ainda não divulgado. Outras edições do projeto foi responsável por revelar ao mercado as estilistas Karin Feller, Cynthia Hayashi, Silvia Ferraz, Lucas Devitte e Isadora Zendron.
abit, Apex-Brasil, Casa de Criadores, ponto zero, texbrasil