Leticia Manzan celebra 10 anos de marca com parceria inédita com Swarovski na América Latina

25/04/2024

Leticia Manzan, participante do Texbrasil – uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) –, completa dez anos de sua marca homônima só em maio de 2025, mas as celebrações começam no próximo mês. No dia 13 de maio, a grife brasileira Manzan lança, em evento exclusivo, seguido de desfile, no SP Haus em São Paulo, a coleção Manzan decorada com Crystals by Swarovski, com peças de alto luxo 100% pensadas nos cristais que encantam o mundo há 129 anos.

A parceria de Leticia e Swarovski é de longa data. “Sempre procurei a matéria-prima mais sofisticada e luxuosa nas minhas coleções, o que inclui os cristais Swarovski”, conta ela. A confiança culminou no convite da marca austríaca, para a parceria, no final do ano passado.

Ao todo serão apresentadas 15 peças exclusivas, cada uma com pelo menos dois mil cristais da Swarovski bordados, a maioria deles, importados da matriz da marca de luxo na Áustria, o que deixa as obras ainda mais únicas. “Fazia tempo que estilistas não pediam tantos cristais da Swarovski diferentes para se bordar em um vestido, então esse foi o único jeito de entregar tudo como eu queria”, detalha ela, justificando o processo de mais de seis meses para a conclusão da coleção.

Os cristais escolhidos por Leticia não estavam disponíveis na América Latina e o processo de importação deles, entre a criação dos croquis, o pedido e a entrega, durou em média doze semanas. “Usamos mais as formas arredondadas. A maioria das pedras são em formato de gotas e triângulos, que remetem a inspiração do cinema dos anos 1930.”

“Nas fotografias em preto e branco dos filmes da época, já é possível perceber o brilho dos cristais utilizados em cena”, aponta Leticia, que criou um moodboard repleto de imagens icônicas, buscando um propósito para a coleção, campanha e desfile.

“A Swarovski marca história em tudo o que faz. Na icônica filmagem em que Marilyn Monroe canta “parabéns a você”, para o presidente americano John F. Kennedy, em 1962, ela usava um vestido decorado com cristais da marca. A coroa de Audrey Hepburn em “Bonequinha de Luxo”, que entrou para o imaginário das pessoas e também virou referência em figurino cinematográfico, é uma peça feita com cristais da Swarovski”, explica Manzan.

Com a coleção inédita, Manzan e Swarovski querem entrar para a história da alta-costura no Brasil. “É uma marca global que olha para uma marca mineira de bordados, valorizando e enaltecendo isso. A Swarovski quer comunicar ao mundo que no Brasil existem estilistas que ainda bordam a mão.”

As peças exclusivas da Manzan decorada com Crystals by Swarovski estarão à venda logo após o desfile.

Sobre a Abit

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do país. Ela representa a força produtiva de 24,6 mil empresas instaladas por todo o território nacional, que empregam mais de 1,36 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de R$ 190,3 bilhões (dados de 2021). O Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro tem destaque no cenário mundial e é a quinta maior indústria têxtil do mundo.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1900 marcas a entrar na trilha da exportação, conquistando US$ 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br ou no telefone (11) 3823-6089.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.