Levi’s inicia reciclagem de roupas na Europa
Um ano depois do lançamento de uma iniciativa de reciclagem de roupas nos Estados Unidos, que permitiu que os consumidores levassem roupas e sapatos até uma loja da Levi’s a fim de reduzir o volume de resíduos em aterros sanitários, a empresa amplia a iniciativa em toda a Europa, começando pelo Reino Unido.
Os consumidores do Reino Unido agora podem deixar roupas e sapatos de qualquer marca em uma loja Levi’s, contanto que estes estejam limpos e secos. Aquele que o fizer receberá um cupom que concede 10% de desconto em compras na loja. A Levi‘s pretende lançar a iniciativa em toda a Europa até o final de 2017.
Enquanto muitos consumidores estão familiarizados com reciclagem de garrafas, latas e papel, muitos ainda jogam fora peças de roupas. Todos os anos, o Reino Unido descarta 350 mil toneladas de roupa em aterros no país.
“Estamos pensando em sustentabilidade em todas as facetas do nosso negócio e em como mudar o comportamento do consumidor para fazer da reciclagem de roupas um costume”, disse Michael Kobori, vice-presidente de sustentabilidade da Levi Strauss & Co. “Como líder do setor, consideramos todas as fases do nosso ciclo de vida do produto, incluindo estágios além do nosso controle direto, como o descarte. Coletar peças de roupas usadas em nossas lojas torna mais simples e fácil para os consumidores fazerem a sua parte e se baseia em nosso compromisso de fazer a coisa certa para o ambiente”.
O programa de reciclagem de roupas na Europa tem por base uma parceria contínua com o I:Collect (I:CO), um fornecedor de serviços de soluções para a reutilização e reciclagem de vestuário, calçados e outros produtos têxteis. “Nós admiramos os esforços de visão e de sustentabilidade impressionantes da Levi’s. Estamos orgulhosos de estarmos expandindo a parceria para aumentar o acesso dos consumidores à reciclagem de roupas e sapatos”, disse Jennifer Gilbert, chefe de marketing da I:CO. “Este programa não só torna mais fácil para os consumidores reciclar seus itens indesejados, mas também ajuda a criar a consciência sobre o desafio de resíduos têxteis e o objetivo de manter esses itens em um ciclo sustentável e fechado.
Fonte: Fibre2Fashion
Indústria Têxtil, Reciclagem, sustentabilidade